Com a meta à vista vai ser um dramático sprint entre águias e leões. Mas se a coisa está renhida no topo da classificação, também no fim da tabela impera o suspense.
O “lanterna-vermelha” Tondela parecia completamente condenado à descida de divisão mas, afinal, o emblema beirão ainda estrebucha tentando contrariar o destino, enquanto Académica, União da Madeira e Boavista tentam evitar a queda fatal.
Na verdade, falta pouco para terminar o campeonato, mas este pouco é muito, mesmo muito!
Em jogo nestas quatro derradeiras jornadas está o grande objectivo da época para benfiquistas e sportinguistas, já que o FC Porto voltou esta temporada a não corresponder às expectativas dos seus adeptos.
José Peseiro substituiu o treinador Lopetegui na liderança dos portistas, mas o percurso negativo da equipa não se inverteu com a saída do técnico basco, antes pelo contrário. Com o “eterno” Pinto da Costa reconduzido como o grande líder do FC Porto dificilmente José Peseiro continuará na Invicta na próxima época.
Quanto a Benfica e Sporting a rivalidade dos dois vizinhos lisboetas tem andado em altos patamares, lembrando tempos remotos. Dentro e fora do campo uns e outros tentam todos os esquemas para mandar abaixo o adversário.
Neste “vale tudo” tem-se distinguido o aguerrido e agressivo trio leonino formado por Bruno Carvalho, Jorge Jesus e Octávio Machado. Guerra de palavras com pouco “fair-play” mas muita paixão. O Sporting tem-se queixado das arbitragens, acusando mesmo os homens do apito de protegerem o rival da 2ª circular.
Mas este sábado o Sporting até ganhou em Moreira de Cónegos graças a um golo irregular. Um facto que, naturalmente, não foi reconhecido pelos responsáveis leoninos…