Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 17, 2024

Coesão e Reformas da União Europeia

A Elisa Ferreira, designada como Comissária da União Europeia, foi atribuída a pasta da Coesão e Reforma onde se incluem os Fundos Europeus a atribuir aos Estados membros.

Entre muitos outras ações de responsabilidade exclusiva naquilo que serão as politicas de coesão Europeias e de todas as reformas que, como sabemos, implicam a total reformulação das linhas politicas gerais de funcionamento politico; social; económico; entre outras, de todo o espaço europeu com as respetivas implicações na vida quotidiana de milhões de cidadãos no mundo através dos diversos intercâmbios sociais, económicos, políticos, religiosos e outros.

A balança comercial é hoje o pendulo de uma balança primordial na vida das pessoas independentemente do Estado territorial em que viva nesta que é já reconhecida como sendo: uma aldeia global.

Neste contexto, a responsabilidade que à Dr.ª Elisa Ferreira é atribuída é de responsabilidade acrescida, por muito que a queiram desvalorizar os seus detratores, uma vez que influi diretamente nas políticas estruturantes de todos os Estados membros e, por influência conjugada dos interesses e dos resultados, nas dinâmicas de crescimento ou, de empobrecimentos, desses mesmos Estados, assim como, de todos aqueles que mantenham relações comerciais privilegiadas com a União Europeia

Como é obvio, os Fundos Europeus são vitais para a estabilidade social em todo o espaço europeu, mas também para a sua estabilidade económica, a que acrescem a estabilidade política e, inclusivamente, militar.

A Europa é uma potência tecnológica mundial num tempo de transição para a sociedade digital.

Porventura a mais evoluída, pese a sua modéstia circunstancial uma vez que o “peso” Germânico é relevante e o Reino Unido luta intestinamente com o seu Brexit, mais por orgulho dominante, que perdeu, do que por racionalidade operativa que, não está a ter.

Nestas circunstâncias, como todos sabemos, a perda de poder numa dimensão da que já tem a União Europeia, é de significado político e social importante, quando não determinante, como o comprovam as recentes movimentações políticas: França; Itália; Grécia; Espanha; Portugal; outros; em que as alterações políticas aconteceram em resultado da situação económica de endividamento. A divida soberana atingiu níveis dantescos provocando alterações profundas. Umas produziram bons resultados, com Portugal a servir de exemplo. Outras nem por isso, com a Grécia a servir de exemplo.

É neste cenário de indefinição política que a agora Comissária para a Coesão e Reformas da União Europeia é nomeada.

Uma nomeação que prestigia Portugal e o projeta para áreas de importância vital, senão extrema, daquilo que serão as políticas do futuro, da confiança e do Humanismo!


Por opção do autor, este artigo respeita o AO90


 

Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Mentores espirituais

Manuel de Azevedo

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -