O livro “Filosofia, Arte e Literatura: uma abordagem sobre a formação poética, literária e estética do povo cabo-verdiano”, de autoria do investigador Elter Manuel Carlos, vai ser apresentado este sábado na Associação Caboverdeana de Lisboa, pela 18:30, no oitavo andar da Rua Duque de Palmela, nº 2.
Com prefácio de Renato Epifânio, presidente do Movimento Internacional Lusófono (MIL), a obra pretende perceber as várias formas de expressar e comunicar do povo cabo-verdiano. Elter Manuel Carlos, docente na Universidade de Cabo Verde e formado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, defende a ideia de uma razão poética, literária e sensível que considera estar espalhada na cultura cabo-verdiana.
A sua primeira colectânea de ensaios faz pontes entre Filosofia e Literatura, entre Filosofia e Arte, entre Filosofia e Educação. Segundo o autor, a obra reúne assim um conjunto de reflexões sobre a arte, a partir das suas referências filosóficas e literárias.
O livro explora a dimensão filosófica da pintura, do romance e da poesia cabo-verdiana, dos autores como Baltazar Lopes da Silva, Nela Barbosa, Kiki Lima, Eugénio Tavares, e temas como educação, estética e artística do povo cabo-verdiano” Conclui Elter Manuel Carlos.