O Encontro Imaginário na Barraca está de volta. As personagens são Adelaide Cabete, Ernst Röhm e Thomas Jefferson, interpretadas por Lídia Jorge, João Soares e Carlos Albino.
Em novo Encontro Imaginário, dia 1 de Novembro, estarão em debate novas personagens da História Universal.
Com participação da sociedade civil
Fique a conhecer melhor as personagens: Adelaide Cabete interpretado pela escritora Lídia Jorge, Ernst Röhm pelo editor João Soares e Thomas Jefferson pelo jornalista Carlos Albino.
Saiba quem são:
Adelaide Cabete
Alcáçova, Elvas, 25 de Janeiro de 1867 — Lisboa, 14 de Setembro de 1935
Foi uma das principais feministas portuguesas do século XX. Republicana convicta, foi médica obstetra, ginecologista, professora, maçom, autora, benemérita, pacifista, abolicionista, defensora dos animais e humanista.
Foi pioneira na reivindicação dos direitos das mulheres, e durante mais de vinte anos, presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas.
Interpretação de Lídia Jorge, escritora.
Ernst Röhm
28 de Novembro de 1887 – 1 de Julho de 1934
Foi um militar alemão e membro do Partido Nazista. Odiava a república democrática em que se transformou a Alemanha com a assinatura do Tratado de Versalhes. “Seu objetivo era recriar na Alemanha um poderoso partido nacionalista…”.
Contudo, na madrugada de 30 de junho de 1934, Röhm foi preso pessoalmente por Hitler num hotel nos arredores de Munique e, resistindo à prisão, foi levado à força ao cárcere de Stadelhein. Ernst Röhm foi assassinado um dia após o episódio denominado Noite das Facas Longas, na cela de sua prisão em Munique, após recusar o suicídio como forma de confessar seus supostos planos para levar a S.A. ao controle do Reich.
Interpretação de João Soares, editor.
Thomas Jefferson
Shadwell, 13 de Abril de 1743 – Charlottesville, 4 de Julho de 1826
Foi o terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809) e o principal autor da declaração de independência (1776) dos Estados Unidos. Jefferson foi um dos mais influentes Founding Fathers (os “Pais Fundadores” da nação), conhecido pela sua promoção dos ideais do republicanismo nos Estados Unidos.
Visualizava o país como a força por trás de um grande “Império de Liberdade” que promoveria o republicanismo e poderia combater o imperialismo britânico.
Interpreta o jornalista Carlos Albino.
Informação adicional
Encontros imaginários 2021
1 de Novembro
19h30
[email protected] | [email protected]
213 965 360 | 913 341 683
Em cumprimento da legislação em vigor, obrigatório o uso de máscara
A Barraca
Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa
Website do Teatro A Barraca
Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 20%, em dois bilhetes para o espectáculo. Seja Solídário