Amanhã estarão em debate novas personagens marcantes da História Universal, nos Encontro Imaginário, no Teatro A Barraca. Em Lisboa.
Com participação da sociedade civil
Fique a conhecer melhor as personagens: Himmler Heinrich Luitpold Himmler interpretado pelo jornalista Ribeiro Cardoso, Infante D. Henrique pelo bancário Gomes Marques e Che Guevara Ernesto Guevara de la Serna pelo produtor Carlos Ribeiro.
Saiba quem são:
Himmler Heinrich Luitpold Himmler
Munique, 7 de Outubro de 1900 – Lüneburg, 23 de Maio de 1945
Foi um comandante militar, e um dos principais líderes do Partido Nazi (NSDAP) da Alemanha Nazi, sendo um dos principais responsáveis directos pelo Holocausto.
A partir de 1943, assumiu os cargos de Chefe da Polícia Alemã e Ministro do Interior, supervisionando toda a política interna e externa, e as forças de segurança, incluindo a Gestapo (Polícia Secreta do Estado).
Pouco antes do final da guerra, verificando que esta estava perdida, tentou encetar conversações de paz com os Aliados sem o conhecimento de Hitler que o mandou prender. Fugiu, mas foi preso pelas forças britânicas, suicidando-se no dia 23 de Maio de 1945.
Interpretação do jornalista Ribeiro Cardoso.
Infante D. Henrique
Porto, 4 de Março de 1394 – Sagres, 13 de Novembro de 1460
O Infante Dom Henrique de Avis.
Popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador, foi uma das mais importantes figuras do período dos Descobrimentos. Participou na conquista de Ceuta e organizou uma armada de corso que actuava no estreito de Gibraltar, o que o enriqueceu e preparou muitos homens que mais tarde foram utilizados nas viagens dos Descobrimentos.
Entre 1444 e 1446, cerca de quarenta embarcações partiram de Lagos. Na década de 1450 descobriu- se o arquipélago de Cabo Verde. Em 1460, a costa estava já explorada até ao que é hoje a Serra Leoa.
Interpretação do bancário Gomes Marques.
Che Guevara, Ernesto Guevara de la Serna
Rosário, 14 de Junho de 1928 — La Higuera, 9 de Outubro de 1967
Conhecido como “Che” Guevara.
Foi um político, jornalista, escritor e médico argentino cubano, e um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959).
Desempenhou vários altos cargos no governo, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais.
Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina.
Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de Outubro de 1967.
Interpretação do produtor Carlos Ribeiro.
Encontros imaginários 2019
21 de Outubro
21h30
[email protected] | [email protected]
213 965 360 | 213 965 275 | 913 341 683
Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa
Website do Teatro A Barraca
Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 20%, em dois bilhetes para o espectáculo.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.