Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 16, 2024

Encontro imaginário com José Júlio da Costa, Otto von Bismarck e François Noël Babeuf

O Encontro Imaginário na Barraca está de volta. As personagens são José Júlio da Costa, Otto von Bismarck e François Noël Babeuf, interpretadas por José Pereira da Costa, Manuel Vaz e Helder Oliveira.

Em novo Encontro Imaginário, dia 20 de Dezembro, estarão em debate novas personagens da História Universal.

Com participação da sociedade civil

Fique a conhecer melhor as personagens: José Júlio da Costa interpretado pelo advogado José Pereira da Costa, Otto von Bismarck pelo editor Manuel Vaz e François Noël Babeuf pela economista Helder Oliveira.

Saiba quem são:

José Júlio da Costa

14 de Outubro de 1893, Garvão, Ourique — Lisboa, 16 de Março de 1946

Foi um activista da esquerda republicana que alvejou mortalmente, com dois tiros de pistola, no dia 14 de Dezembro de 1918, Sidónio Pais, então Presidente da República Portuguesa.

Estava ligado a uma Comuna de camponeses no Alentejo que entrou em greve para combater a miséria e muitos foram presos e enviados para o exílio em Angola, deixando mulheres e filhos na maior desgraça. O José Júlio tinha sido intermediário para que eles não tivesse esse castigo, e Sidónio concordou e depois traiu. Foi esse o facto que levou Costa a pensar no assassinato, que executou friamente, cara a cara, enão fugiu porque queria ser julgado para explicar a sua acção.

Interpretação do advogado José Pereira da Costa.

Otto von Bismarck

Schönhausen, 1 de Abril de 1815 — Friedrichsruh, Aumühle, 30 de Julho de 1898

O chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século XIX. Coube a ele lançar as bases do Segundo Império, ou 2º Reich (1871-1918), que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na sua história a existência de um Estado nacional único. Para formar a unidade alemã, Bismarck desprezou os recursos do liberalismo político, preferindo a política da força.

Interpreta o editor Manuel Vaz.

François Noël Babeuf

Saint-Quentin, Picardia, 23 de novembro de 1760 — Paris, 27 de maio de 1797

Conhecido pelo nome de Gracchus Babeuf, foi um jornalista que participou na Revolução Francesa, sendo executado pelo seu papel na Conspiração dos Iguais. Embora os termos anarquismo, socialismo e comunismo não existissem na época em que viveu, eles foram usados posteriormente para citar as suas ideias.

Interpretação do economista Helder Oliveira.

 

Informação adicional

Encontros imaginários 2021

20 de Dezembro

19h30

[email protected][email protected]

213 965 360 | 913 341 683

De acordo com as medidas de controle da pandemia decretadas pelo governo, cada espectador deve ser trazer consigo para apresentar à entrada do Teatro, o seu certificado de vacina ou o resultado negativo de um teste Covid, realizado em farmácia, e feito há menos de 48 horas.

A Barraca
Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa

 

Website do Teatro A Barraca


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 20%, em dois bilhetes para o espectáculo. Seja Solídário

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Uma Aventura | Na Caixa

Mentores espirituais

Manuel de Azevedo

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -