A Universidade de Díli (UNDIL) solicitou ao Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Timor-Leste licença operacional para ministrar um curso superior, original no país, a Licenciatura em Ensino de Língua Portuguesa e Culturas da CPLP.
A Faculdade de Educação desta universidade timorense, com a abertura deste curso superior quer contribuir para o reforço da língua portuguesa em Timor-Leste, com uma oferta educativa que também inclui na sua estrutura curricular as dimensões culturais, sociais e económicas da CPLP, uma oferta educativa diferente, desafiadora, inovadora, a apostar na excelência do ensino superior e ciência com o envolvimento de docentes, investigadores e outros protagonistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O plano curricular do curso inclui unidades curriculares de cinco áreas do conhecimento, onde se incluem a Linguística, as Línguas Modernas, a Literatura, a Educação e a Cultura, supervisionadas por três coordenadores científicos doutorados por universidades portuguesas (Universidade de Lisboa e Universidade do Minho), especialistas em ciências da cultura, educação e filosofia.
É de notar que a abertura deste curso vai ao encontro das orientações do IX Governo Constitucional, no cumprimento da legislação que defende o desenvolvimento da língua portuguesa no ensino superior, nos domínios do ensino e da ciência.
Esta proposta de formação inicial de professores de língua portuguesa da Faculdade de Educação da UNDIL, envolve docentes de três nacionalidades da CPLP, portugueses, angolanos e timorenses, como já aludi, com a particularidade de englobar no seu plano curricular conteúdos curriculares relacionados com a CPLP.
Objectivos e saídas profissionais da licenciatura
O programa, com nível de licenciatura, conforme consta da proposta entregue no Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC), tem como objectivo geral formar professores em ensino de língua portuguesa, com preparação pedagógica e didáctica em diversos domínios, tais como, língua portuguesa, didáctica da língua portuguesa, linguística, literaturas e culturas da CPLP, com capacidade reflexiva e pensamento crítico, capazes de trabalhar em diversos contextos laborais, global e localmente, com a visão defendida nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.
Um dos aspectos que mais torna o programa peculiar é que o curso foi concebido baseado nessas cinco áreas de conhecimento, e cada uma delas tem objectivos bem determinados e de forma integradora.
As áreas de Linguística, Línguas Modernas e Literatura tem como Coordenadora Científica a Prof. Célia Maria Silva Oliveira, Doutorada em Ciências da Cultura na Especialidade de Cultura Portuguesa pela Universidade do Minho.
Destas três áreas, a primeira tem como objectivo geral estudar as origens da língua portuguesa, as suas mudanças e o seu funcionamento no contexto da CPLP.
Com a área de Línguas Modernas pretende-se proporcionar a aquisição de competências e conhecimentos no domínio e proficiência das línguas modernas relevantes no contexto nacional, dando primazia ao domínio proficiente da língua portuguesa que será, posteriormente, a língua de trabalho e de ensino em contexto de sala de aula.
Finalmente, a área de Literatura tem como finalidade oferecer um conhecimento abrangente da literatura escrita em português na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), incidindo no período pós-colonial, refletindo sobre os problemas da literatura mundial, bem como acerca das relações entre países e literatura.
A Área da Cultura tem como Coordenador Científico o Prof. Filipe Abraão Martins do Couto, Doutor em Filosofia pela Universidade do Minho, e tem como objectivo refletir sobre a cultura e a história dos países da CPLP, compreendendo o seu papel na construção das diferentes identidades nacionais e no estabelecimento de laços intercontinentais.
A Área de Educação tem como Coordenador Científico o Prof. Manuel Azancot de Menezes, Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, e tem como objectivo geral estudar nas perspectivas teórica, prática, metodológica e interdisciplinar os fenómenos educativos em diferentes domínios, abordando diversas temáticas da área, nomeadamente a metodologia do ensino da língua portuguesa, a pedagogia, a filosofia da educação, a ética e deontologia da educação, a metodologia de investigação em educação, a sociologia da educação, a didática geral, as políticas educativas, a gestão escolar e o currículo, entre outros.
Atendendo ao carácter multidisciplinar do programa de licenciatura submetido ao MESCC, as saídas profissionais têm um âmbito principal com enfoque na formação inicial de professores de português, mas, não se confina ao exercício da profissão docente na medida em que as competências alcançadas no final do programa decorrem de múltiplos conhecimentos e habilidades linguísticas, culturais, sociais e económicas dos países da CPLP, portanto, as saídas profissionais também são mais vastas, como sejam:
- Docência para a actividade de lecionação de língua portuguesa, literatura e culturas da CPLP;
- Formação profissional para cursos de língua portuguesa em empresas e outras instituições;
- Edição de livros em língua portuguesa, redacção e edição de obras literárias e não literárias;
- Organização e gestão escolar em estabelecimentos de ensino básico e secundário;
- Consultoria e Assessoria de Administração na assistência técnica e no âmbito da revisão especializada de documentos;
- Técnicos superiores com competências para trabalhar em áreas como tradução, interpretação, relações internacionais, turismo e organizações ligadas à CPLP.
Inquérito em 12 escolas mostra que 100% dos estudantes quer português
O novo curso superior da Faculdade de Educação da UNDIL para além do respeito exaustivo pelas recomendações do Decreto-Lei Nº 3/2022 de 12 de Janeiro – Regime Jurídico do Currículo Padrão Nacional é uma resposta a vários estudos que já têm sido realizados sobre o desejo de se desenvolver a língua portuguesa em Timor-Leste.
De facto, os resultados da aplicação de um inquérito aplicado às escolas e colégios do ensino básico, secundário e técnico vocacional, com uma amostra de 156 sujeitos, mostrou que 100% dos estudantes do último ano do ensino secundário querem desenvolver a língua portuguesa. Apesar dos resultados do estudo não poderem ser generalizados porque se trata de uma amostra por conveniência, o facto do valor máximo percentual (100%) de respostas ser a favor da língua portuguesa no ensino superior afigura-se muito importante, sendo revelador do interesse e da importância do curso proposto pela Faculdade de Educação da UNDIL.
As 12 escolas envolvidas no estudo:
- Escola do Ensino Secundário Geral AN´Nur;
- Escola do Ensino Secundário Geral 10 de Dezembro;
- Escola do Ensino Secundário Geral 05 de Maio;
- Escola do Ensino Secundário Geral Colégio São Paulo VI;
- Escola do Ensino Secundário Geral 12 de Novembro;
- Escola do Ensino Secundário Geral Colégio Santo Inácio de Loiola;
- Escola Técnico-Vocacional 28 de Novembro;
- ESTV – Escola Economia e Comércio;
- Escola Básica Central Sérgio Vieira de Mello;
- Escola Básica Central Esperança da Pátria;
- Escola Básica Central Bidau Akadiru-Hun;
- Escola Básica Filial Camea Centro.
O programa de licenciatura de ensino de língua portuguesa e culturas da CPLP, com um total de 240 créditos, com unidades curriculares distribuídas pelas dimensões de base, profissionalização, institucionalização e especialização, é muito aliciante porque também incluirá práticas em laboratórios de línguas, actividades de ensino e investigação, uma Sala Multiusos com obras exclusivamente em língua portuguesa, e também, estágio pedagógico supervisionado em várias escolas do país e estágio de serviço social em zonas rurais.