Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 24, 2024

A era da intuição: criatividade e inovação

Paulo Vieira de Castro
Paulo Vieira de Castrohttp://www.paulovieiradecastro.pt
Autor na área do bem-estar nos negócios, práticas educativas e terapêuticas. Diretor do departamento de bem-estar nas organizações do I-ACT - Institute of Applied Consciousness Technologies (USA).

Nada pode ser feito sem o recurso à intuição. Este texto, uma pintura, uma declaração de amor… Porque ficaria a intuição fora das decisões institucionais?

Toda a criatividade é resultado da transcendência, logo da intuição. Relembro, ainda que alegoricamente, ser criativo é ter já  um pé do lado de Deus. E a lógica? Esta serve “apenas” para demonstrar a utilidade da inovação, da criatividade. A provar isso mesmo está  a quantidade absurda de obras de arte e inovações tecnológicas que por chegarem antes do tempo (lógico) ficaram pelo caminho.

O que será da Era da Informação, da sua sucessora Era do Conhecimento, sem uma nova era?  E, qual será ela? Acredito que  será a Era da Intuição.

O facto da inteligência continuar refém da racionalidade tem complicado o processo em marcha rumo à Era da Intuição. Isso é certo.

Mas, num mundo como o dos negócios, onde  tudo são, maioritariamente, conceitos imateriais, emoções e  imaginação, por que haveria a intuição de ficar esquecida?

As economias estão subjugadas perante o imperativo criativo e, a ser assim, teremos de dar maior atenção à intuição. E onde se aprende este talento? Em que escolas é que isso se aprende?  A resposta atrevo-me eu a dá-la para o nosso país. Em qualquer lado. Exceptuando-se muitas das nossas escolas ou universidades. Lá, em geral, aprendemos a seguir, a obedecer e a fugir. E, intuição, criatividade e inovação são tudo menos isso…

As opiniões expressas nos artigos de Opinião apenas vinculam os respectivos autores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -