Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Dezembro 22, 2024

Escritor israelita Amos Oz morre aos 79 anos

Escritor israelita Amos Oz, de 79 anos, conhecido mundialmente por sua defesa na busca por soluções para o conflito entre israelitas e palestinianos, morreu em decorrência de complicações causadas pelo câncer. Era fundador do movimento pacifista Paz Agora e em suas obras relatou a reconstrução do povo judeu após o holocausto e as disputas territoriais envolvendo Israel.

O escritor israelita Amos Oz, de 79 anos, morreu ontem (28) em decorrência de complicações causadas pelo câncer. A informação foi confirmada pela filha. Ele ficou mundialmente conhecido por sua defesa na busca por soluções para o conflito entre israelitas e palestinianos.

O israelita é fundador do movimento pacifista Paz Agora. Nos seus livros, ele relatou a reconstrução do povo judeu após o holocausto e as disputas territoriais envolvendo Israel.

Amos Oz nasceu em Jerusalém em 1939 em uma família de estudiosos e professores, alguns dos quais militantes de direita sionistas vindos da Rússia e da Polónia.

Desde a guerra de 1967, Amos Oz publicou artigos e ensaios sobre o conflito árabe-israelita, lançando opiniões em defesa do reconhecimento mútuo e da coexistência entre Israel e um Estado palestino na Cisjordânia e em Gaza.

O autor recebeu o prémio de maior prestígio de seu país: o Prémio Israelense de Literatura em 1998. Em 2002, foi agraciado com o Prémio de Liberdade de Expressão da União de Autores da Noruega e uma indicação para o Prémio Nobel de Literatura. Em 2005, ele recebeu o prémio Goethe e em 2007 o Prémio Príncipe das Astúrias de Letras.

Em 2004, Amos Oz e o académico palestino Sari Nusseibeh receberam conjuntamente a Premi Internacional Catalunya pelo governo catalão por sua “contribuição decisiva para o desenvolvimento de valores culturais, científicos e humanos em todo o mundo”.

Entre suas principais obras estão Uma História de Amor e Trevas, Uma Certa Paz e Pantera no Porão.


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 (Agência Brasil) / Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -