Numa edição marcada pela incorporação no seu espaço da Quinta do Cabo, lado a lado com a Quinta da Atalaia, o cartaz de 2016 conta com artistas de vários géneros, passando pelo Blues, Jazz, Rock, Fado, Cante Alentejano, música tradicional, entre outros.
Dos Xutos & Pontapés aos UHF, passando pelo espectáculo Juntos (com Sérgio Godinho a Jorge Palma) e com passagem também pelo fado, com concertos agendados de nomes como Ana Moura, Kátia Guerreiro, Cristina Branco e Duarte.
Jáfumega, Carlão (com Sam the Kid e Sara Tavares), Diabo na Cruz, Miss Lava, Dillaz, Fast Eddie Nelson, Marta Ren e Peste & Sida, são algumas das presenças entre as centenas de artistas, nos mais de 10 palcos da Festa, com destaque para o Palco 25 Abril e o Auditório 1º de Maio.
O primeiro dia será marcado com o concerto “Música festiva para um aniversário glorioso”, pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa e pelo CORO sinfónico LISBOA CANTAT, que interpretará, no Palco 25 de Abril (palco principal), obras emblemáticas de Bizet, Beethoven, Shostakovitch, Glinka, Lopes-Graça, Ortega, entre outras.
Para além da música, a “Festa do Avante” integrará ainda fóruns de debates, espectáculos teatrais (Avanteatro), cinema (CineAvante), áreas ligadas à ciência, artes plásticas, desporto e gastronomia (nacional e internacional).
A Cidade da Juventude, da responsabilidade da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), é o local de encontro dos jovens. Localizada uma vez mais junto ao Palco 25 de Abril, na Cidade da Juventude, haverá diversos concertos, DJ sets, workshops e demonstrações de arte urbana.
As crianças serão, este ano, as grandes beneficiadas pelas alterações que o alargamento da Festa do Avante à Quinta do Cabo possibilitou: “o novo Espaço Criança ocupa uma área quase quatro vezes superior ao que existiu até ao ano passado e terá mais brinquedos, equipamentos e actividades”, revelou a organização.
Desde a 1ª Festa, realizada na FIL em 1976, que a Festa do Avante é o maior evento politico-cultural de Portugal. “É uma festa de pessoas, com pessoas e para pessoas”, afirma Rúben de Carvalho.
A Festa do Avante, organizada pelo Partido Comunista Português, realiza-se nos dias 2, 3 e 4 de Setembro de 2016, na Atalaia, concelho do Seixal.
Até dia 1 de Setembro a EP (entrada permanente) tem um custo de 23 €, e durante os dias da Festa de 35 €.