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Domingo, Novembro 3, 2024

Hidrogénio substitui motores tradicionais até 2050

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

O fim do motor de combustão interna acelera com a Alemanha a querer instalar 400 estações de hidrogénio para automóveis até 2023. Tóquio planeia investir 340 milhões de euros em subsídios a veículos de combustível e estações de hidrogénio até aos Jogos Olímpicos de 2020 e a Comissão de Energia da Califórnia (CEC) tem como meta 100 dessas estações até 2024. A CEC fez uma parceria com Royal Dutch Shell e Toyota Motor Corp. para construir sete estações de abastecimento de carros de hidrogénio no “Golden State”. A Toyota aposta que o hidrogénio vai substituir os modelos de motores tradicionais até 2050. A Shell entende que precisa de se afastar do petróleo para permanecer relevante.

Carros de hidrogénio como o Mirai da Toyota têm uma autonomia de condução superior aos carros de bateria como o Tesla e podem ser recarregados em somente três minutos.

O uso de combustível de hidrogénio resulta em vapor de água como emissões, razão pela qual é considerado um combustível verde em todo o mundo. Espera-se que quatro empresas vendam veículos de hidrogénio na Califórnia este ano: Toyota, Honda Motor Co., Hyundai Motor Co. e Daimler AG.

Quando a Tesla recebeu cerca de 373,000 pré-pedidos para o modelo 3 do ano passado, alarmou os gigantes do petróleo e outras empresas de automóveis. A mudança para carros totalmente eléctricos e de emissões baixas está a acelerar. A Total SA, Air Liquide SA, Linde AG e Shell estão entre as 13 empresas que formaram um consórcio global de hidrogénio. Juntas, vão investir cerca de 9 mil milhões de euros em produtos relacionados  com o hidrogénio nos próximos cinco anos.

O hidrogénio noutras indústrias

Outras indústrias registam que existem benefícios de células de combustível (fuel cells) incluindo empilhadoras industriais, autocarros (ónibus) e armazenamento de energia. Por exemplo, a Sunfire produz um sistema de células de combustível que pode usar hidrogénio ou gás natural. Também pode ser executado em modo inverso, produzindo energia a partir de energia renovável, por exemplo.

A Audi e a Sunfire demonstraram que é possível usar energia renovável, vapor de água e monóxido de carbono da atmosfera para produzir um “e-diesel” ou “petróleo azul” (blue crude). Ao dividir o vapor em vez de água líquida, a Sunfire é capaz de obter e usar combustível de hidrogénio com maior eficiência.

Uma dessas instalações usa o calor residual dos processos da fábrica de fundição em Salzgitter Flachstahl para produzir vapor para a unidade de electrólise. Após a purificação, o hidrogénio bruto é alimentado directamente no encanamento de hidrogénio local e reciclado.

Quando fontes de energia renováveis ​​estão disponíveis em excesso, o sistema pode rodar em sentido inverso e armazenar essa energia verde barata para uso em tempos de picos de procura e suportar o equilíbrio da rede eléctrica. Este sistema é maior do que os dois primeiros sistemas instalados nas instalações da Boeing na Califórnia em 2015.

No Canadá, a Carbon Engineering extrai cerca de uma tonelada de dióxido de carbono do ar por dia com turbinas e filtros para transformá-lo em combustível. Em ambos os casos, se o combustível é usado, nenhum carbono novo é adicionado à atmosfera.

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