Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Setembro 1, 2024

A estética dos padrões de compra dos portugueses

feedzai-award

Trata-se de um prémio atribuído pela empresa tecnológica Feedzai, no valor equivalente a um ano de propinas, que pretende «valorizar não só excelência académica mas também pessoas que dão contributos reais e que sirvam de exemplo para os seus pares».

A investigar na área da Visualização de Informação, tentando aliar questões de funcionalidade e utilidade a questões de natureza estética, Catarina Maçãs esteve envolvida no projecto “Sonae Viz – Big Data Visualization for retail”, tendo criado várias ferramentas de “visual analytics” para retalho, ou seja, «ferramentas que ajudam uma empresa a melhorar a qualidade dos seus serviços e a identificar oportunidades de negócio», esclarece a investigadora do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC.

catarina-macasEnquanto aluna do Programa Doutoral em Sistemas e Tecnologias de Informação, foca-se no tema “Functional Data Aesthetics” – um subcampo emergente da visualização de dados.

Num destes trabalhos, Catarina Maçãs partiu da visualização dos padrões de consumo em 729 hipermercados portugueses, ao longo de dois anos, para criar artefactos de visualização de informação que se focam na ilustração dos ritmos de compra dos portugueses. O objectivo «era criar visualizações lúdicas e com uma estética refinada, tirando partido da natureza rítmica dos padrões de consumo e enfatizando fenómenos que perturbam estes padrões».

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -