No dia 1 de Julho tem lugar, no Auditório Damião de Goes, em Alenquer, a primeira apresentação pública do estudo e inventariação sobre o “Pintar e Cantar dos Reis” do Concelho de Alenquer.
Do estudo levado a cabo pela Cooperativa Cultural Memória Imaterial sobre aquela tradição, resultou a publicação de um livro e a criação de 11 documentários vídeo (um geral com cerca de 50 minutos e dez relativos às localidades onde a tradição se mantém, com cerca de seis minutos cada).
Os resultados deste projecto serão também apresentados no dia 8 de Julho na sede da Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada e, no dia seguinte, na sede da Sociedade Filarmónica Olhalvense e no Clube Cultural de Catém.
Em Alenquer será projectado o documentário geral sobre a tradição no concelho e apresentado o livro sobre o mesmo tema.
Nas outras apresentações, para além do livro, serão exibidos os vídeos relativos ao local onde decorrem. A tradição do “Pintar e Cantar dos Reis” encontra-se em processo de classificação como património imaterial de interesse municipal. Segundo o vereador Rui Costa, “esta iniciativa será o primeiro passo de um longo caminho de reconhecimento nacional e internacional de tão importante factor diferenciador da nossa identidade concelhia”.