“Et in Arcadia Ego”, de Nicolas Poussin. Poussin foi um pintor francês do período Barroco.
“Os Pastores da Arcádia” II, é realizado dez anos depois de um primeiro quadro sobre o tema. Agora mais clássico, é igualmente de aparência compositiva mais calma, de alusões mais subtis. Em vez da caveira é a sombra que sublinha a presença da morte.
Esta pintura tem sido inflamada na imaginação de artistas, filósofos e teóricos da conspiração.
Informação adicional
Artista: Nicolas Poussin
Título: Et in Arcadia ego
Dimensões: 85 cm x 121 cm
Material: Tinta a óleo
Criação: 1639
Local: Museu do Louvre, Paris
Gênero: Pintura histórica
Período: Barroco, Classicismo
Nota de edição
Nicolas Poussin
1594-1665
Nicolas Poussin foi um pintor francês do período Barroco, mas por seu espírito e sensibilidade, romano por adopção. É um dos maiores representantes do classicismo do século XVII e o primeiro dentre seus compatriotas a obter fama internacional.
Poussin fez a sua carreira quase que exclusivamente em Roma e sob a inspiração de Rafael, deu forma ao estilo que se tornaria o modelo ideal para os pintores da segunda metade do século como Jacques-Louis David, Jean-Auguste-Dominique Ingres e Paul Cézanne.
Um dos seus trabalhos mais famosos é Os Pastores de Arcádia, uma pintura que retrata um túmulo com uma lápide enorme, onde se lê Et in Arcadia ego. O túmulo da pintura, anos após a morte de Poussin, foi encontrado nas redondezas de Rennes-le-Château, um vilarejo no sudeste da França, que fora habitado pelos visigodos e merovíngios.
O artista acreditava que o mais elevado objectivo da pintura era o de representar as acções humanas nobres e sérias, que deveriam ser retratadas de forma lógica enfatizando a forma e a composição. Antes de Poussin, nenhum artista estabelecera uma analogia tão rigorosa entre pintura e literatura, nem a colocara em prática de forma tão decidida.
(Texto e imagem: Wikipédia)
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