“Eugéne Manet com a Filha no Jardim em Bougival” de Berthe Morisot, uma das grandes figuras da pintura impressionista.
Uma das grandes figuras da pintura impressionista. O facto de ser mulher tê-la-à impedido de ser mais conhecida e apreciada. Só após a sua morte, a Escola de Belas Artes admitiria a sua primeira aluna. Morisot participou na histórica exposição do arranque impressionista, contra as convenções académicas (insuportáveis), ao lado de Monet, Pissarro, Renoir, etc.
Observa-se nesta obra uma certa influência de Renoir quanto à suavidade da luz. A espontaneidade da sua pincelada capta a “impressão” do momento em tons quentes e enternecedores.
Informação adicional
Artista: Berthe Morisot
Dimensões: 92 cm × 73 cm
Local: Musée Marmottan Monet, Paris, França
Material: Óleo sobre tela
Criação: 1881
Estilo: Impressionismo
Nota de edição
Berthe Morisot 1841-1895
Berthe Marie Pauline Morisot foi uma pintora impressionista francesa, tendo sido descrita por Gustave Geffroy, em 1894 como “uma das grandes damas do impressionismo”, junto de Marie Bracquemond e Mary Cassatt.
Expôs, pela primeira vez, os seus trabalhos no prestigiado Salão de Paris, em 1864, patrocinado pela Academia de Belas-Artes de Paris. Os seus trabalhos foram seleccionados para as exposições seguintes, juntamente com os de Paul Cézanne, Edgar Degas, Claude Monet, Camille Pissarro, Pierre-Auguste Renoir e Alfred Sisley.
Foi casada com Eugène Manet, irmão de seu amigo e colega pintor Édouard Manet.
Fonte: Wikipédia