Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 3, 2024

Evo Morales convoca América Latina contra “golpe no Brasil”

evo moralesO presidente da Bolívia, Evo Morales, quer uma reunião de emergência da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) em defesa de Dilma Rousseff, presidente do Brasil, e do ex-presidente Lula da Silva.

O chefe de Estado boliviano discursava na cidade de El Alto quando fez o apelo. “Esperamos que o nosso presidente da Unasul e presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, bem como todos os chefes de Estado da região se mobilizem”. Considerou que está a ser gerado no Brasil “um golpe do Congresso” liderado por “grupos oligárquicos dos Estados Unidos”, cujo propósito é impedir a candidatura de Lula da Silva a presidente em 2018.

Recorde-se que Lula da Silva, em risco de ser preso no âmbito da Operação Lava Jato, tem recebido mensagens de solidariedade por parte de vários ex-chefes de Estado e outros líderes internacionais. Num manifesto, José Mujica (ex-presidente do Uruguai), Cristina Kirchner (ex-chefe de Estado da Argentina), Felipe Gonzalez (ex-primeiro-ministro espanhol) e Fernando Lugo (que dirigiu o Paraguai) não se opõem à Operação Lava Jato, porém, argumentaram que “Lula não se considera nem está acima das leis. Mas tão-pouco pode ser objecto de injustificados ataques à sua integridade pessoal”.

Leia, também:  14 ex-chefes de Estado e de Governo manifestam apoio a Lula da Silva

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -