Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Setembro 1, 2024

EXIB Música chegou ao fim em apoteose com Dona Jandira

Música
Dona Jandira

A noite terminou com Dona Jandira que interpretou temas no dialecto local. Quando interpretou, “Saudade”, de Cesária Évora, deu-se a grande interacção com o público. No final da sua actuação recebeu um fortíssimo e longo aplauso, com a plateia em pé.

A grande surpresa deste festival foram os venezuelanos C4 Trio que ofereceram ritmos, alegria, boa disposição a todos os espectadores. Jorge Glem, Hector Molina, Edward Ramirez e Gustavo Marquez, estiveram em grande e cativaram tudo e todos com o seu virtuosismo. O grupo da Venezuela fez ainda questão de convidar para o palco o cantautor José Delgado.

Évora acolheu durante 4 dias a música ibero-americana. Expositores, debates, músicos e profissionais em torno de uma programação que colocou especial ênfase no estímulo da circulação das músicas ibero-americanas, no reconhecimento da diversidade das suas expressões, no compromisso dos seus conteúdos e no valor de cooperação como principal elemento no fortalecimento da indústria musical e cultural da Ibero-América e desta com o mundo.

O último dia de concertos do EXIB Música começou com os sons dos Colectiva Corazón que misturam estilos musicais tão diversificados como a Cumbia, o Rock, o Bolero, a Guajira, o Funk, a música brasileira, balcânica e o Reggae.

Luiz Caracol um dos valores emergentes da música portuguesa. Natural de Elvas, a sua música reflecte uma multi-culturalidade própria de quem foi criado num ambiente de mescla cultural, rodeado por gentes de África, do Brasil e de Portugal. Esta simbiose de culturas sente-se na voz, nas letras, e no toque da sua guitarra.

Zaira Franco senhora de uma voz poderosa e livre, percorreu, durante mais de 17 anos, diversos palcos um pouco por toda a República Mexicana e Guatemala. Com um som muito próprio, a surpresa fez-se sentir ao escutar a sua versatilidade, os contrastes e as diferentes cores que a sua voz oferece ao interpretar um tema, sem deixar de lado a energia que transmite no palco.

C4 Trio surge no panorama musical venezuelano a partir do Concurso Internacional La Siembra del Cuatro. Depois foram convidados para fazer um concerto e de forma espontânea decidiram formar duos e trios, chegando a cantar em quarteto. No Teatro Garcia Resende, o espaço tornou-se pequeno quando a assistência começou a dançar ao som de Celina da Piedade e C4 Trio.

Dona Jandira uma das grandes revelações da música brasileira, largamente aplaudida pelo público e crítica de todo o mundo. Com 78 anos, impressionou e emocionou a plateia do EXIB Música, com a sua voz singular e sempre impregnada de grande emoção.

Após os concertos no Teatro Garcia Resende, no espaço do INATEL, ainda actuaram os Bicho do Mato, Crocodilo Criollo e Rodapé.

Passaram ainda pelos palcos do EXIB Música, durante os 4 dias, os Nano Stern (Chile) Mariola Membrives (Espanha), Duarte (Portugal), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Mel Semé (Cuba), Kalakan (País Basco), Lara Bello (Espanha), Jaqueline (Portugal), entre outros.

Música

No EXIB Música 2016, realizou-se também o I Encontro de Imprensa Musical: O Jornalismo Musical na Ibero-América que propôs um olhar inovador face às músicas ibero-americanas, revelando técnicas do jornalismo de investigação aplicadas à área musical, aposta na identidade propondo ainda a reflexão sobre uma profissão em constante mutação.

Na Expo Ibero-americana de Música decorreu ainda o II Encontro de Festivais pelas Músicas da Ibero-América, um encontro orientado para convocar festivais de todo o mundo, com o objectivo de acrescentar valor à difusão e à circulação da música ibero-americana (América Latina, Portugal e Espanha).

Adriana Pedret, presidente do EXIB Música, entendeu não proferir quaisquer comentários sobre esta edição e a possibilidade da realização de uma próxima edição em Portugal. No entanto, a coordenadora Artística, Margarida Rebocho, disse que “foi uma aposta ganha”, manifestou o seu contentamento com esta edição do EXIB e avançou que a organização oportunamente irá “fazer um balanço em conjunto com a produção espanhola”, só depois é que “comunicamos sobre a eventual segunda edição em Portugal”.

A Expo Ibero-americana de Música contou este ano com cerca de 400 candidaturas, 80 contratos (mais que nas duas últimas edições juntas), 28 showcases e 17 outras iniciativas associadas.

A 1ª edição em Portugal do Exib Música foi organizada pela Asociación Cultural Expo Ibero-americana de Música, em co-produção com a empresa portuguesa Follow Art – Promoção Artístico-Cultural.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -