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Quarta-feira, Dezembro 25, 2024

O Facebook não diz tudo o que sabe sobre nós

O que muitos não sabem, é que o gigante da tecnologia compra dados sensíveis, tais como rendimento, tipos de restaurantes que frequenta e quantos cartões de crédito estão na sua carteira. O Facebook não diz exactamente de onde vêm esses dados e nada acrescenta ao lacónico “de algumas fontes diferentes” .

Desde Setembro, a ProPublica tem encorajado os utilizadores do Facebook a partilhar as categorias de interesse que o site lhes tem atribuído. Os utilizadores revelam tudo; no total, foram reunidos mais de 52.000 atributos únicos que o Facebook tem usado para classificar os utilizadores.

O que a página não diz é que essas fontes incluem processos detalhados de dados comerciais. “Eles não estão a ser honestos,” disse Jeffrey Chester, director executivo do Centro para a Democracia Digital. “Os dados individuais que o Facebook obtém das diferentes fontes deveriam estar acessíveis a cada utilizador, também.”

Quando questionado sobre a falta de divulgação, o Facebook respondeu que não informa os seus utilizadores sobre os dados de terceiros porque isso está amplamente disponível e não é responsabilidade da rede.

Segundo Steve Satterfield, um gestor de privacidade e políticas públicas do Facebook, “os fornecedores de dados com quem geralmente trabalhamos disponibilizam a sua informação em várias plataformas de publicidade, não só no Facebook”.

Satterfield disse ainda que os utilizadores que não querem que essa informação esteja disponível para o Facebook devem contactar essas empresas fornecedoras de dados directamente. E acrescentou que os utilizadores podem visitar uma página na central de ajuda do Facebook, que fornece links para opt-out de seis fornecedores de dados pessoais que os vendem ao Facebook.

No entanto, esta não é uma opção fácil de concretizar. O processo é demasiado complicado e, na maior parte dos casos, não é possível eliminá-los. Por exemplo, optar por sair da Datalogix do Oracle, que fornece cerca de 350 tipos de dados para o Facebook requer “o envio de uma solicitação por escrito, junto com uma cópia de documento de identificação” para o responsável pela privacidade da Oracle.
Fontes: BI Intelligence, ProPublica

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