A Cossoul (Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul) tem 130 anos de actividade e vai comemorar mais um aniversário da melhor forma: abre o seu espaço ao público para celebrar uma das suas paixões, o Teatro.
A 2.ª edição do Festival da Paixão começa no fim-de-semana de 16 e 17 de Setembro.
Sob o lema Antes da Paixão, Momentos de Sedução, no dia 16 de Setembro, às 19h30, apresentação de Auricolérica e Teleufórica, com Joana Penetra e Violeta d´Ambrósio, seguido de 18, exercício final do curso de formadores de actores da Cossoul
O arranque do Festival da Paixão será a 17 de Setembro com a representação da peça A Cidade, de Gonçalo M. Tavares e encenação de Luís Moreira.
“Este espectáculo é sobre a solidão. A maior parte de nós, que vive em cidades, consegue reconhecer que o isolamento é uma consequência da vida urbana. Parece que o resultado disso são pessoas, corpos e vozes, desajustadas e desalinhadas, que, ou se inibem de exprimir, ou ocupam o espaço agressivamente. São pessoas que vivem em caixotes, e do que lhes conhecemos são os quadrados de luz acesos à noite.
Nesta adaptação do texto “A cidade”, do livro «O Torcicologologista, Excelência» de Gonçalo M. Tavares, quatro mulheres são as observadoras e comentadoras das acções que se passam na cidade, sem se relacionarem emocionalmente com elas. São espectadoras do espaço onde vêem, tal como acontece no teatro. Esse espaço solitário, que partilham entre elas através do relato, não se transforma com as intervenções destas figuras. Permanece o mesmo, e continuará a ser o mesmo. É uma fotografia de um tempo específico, o tempo que requer parar para ver e ser visto.”
Curioso…?
Consulte o Programa completo.
Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul
Endereço: Lisboa (Santos) | Av. Dom Carlos I, nº 61, 1200-647 Lisboa
Telefone: 21 397 3471