Nas Festas da Cidade de Torres Vedras está este ano novamente inserido o Festival Internacional de Acordeão. João Garcia Miguel, programador do evento, anunciou que este ano há um total de 23 espectáculos.
Estão previstos quatro concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras, o primeiro, no dia 30 de Outubro, com o grupo Danças Ocultas, acompanhado pela Orquestra Filarmónica das Beiras. No dia 31 entram em palco os acordeonistas sérvios Petar Maric e Aleksandar Nikolic. No dia 6 de Novembro o quarteto italiano Mario Gatto Quartet actua com outros músicos, numa sonoridade muito próxima do jazz. Finalmente no dia 7 de Novembro um concerto de ligação às raízes portuguesas, com uma ligação entre o acordeão e o cante alentejano, actuando nesse dia Celina da Piedade e os Vozes do Cante. Os bilhetes para os concertos custam cinco euros cada um, mas pode ser adquirido um passe para todos por 15 euros.
Segundo João Garcia Migue, “tendo o acordeão como protagonista, o desenvolvimento e a continuidade desta iniciativa tem sido pensada no equilíbrio entre o sentir de uma identidade fundada na ruralidade mesclada com uma sensibilidade contemporânea. Por um lado, procuramos perspectivar o acordeão numa dinâmica artística contemporânea e, por outro lado, tentamos preservar e promover a história do acordeão”.
Os restantes concertos fazem parte das Merendas do Acordeão, com concertos intimistas em pequenos espaços comerciais de restauração, com entrada gratuita, entre as 17h30 e as 18h30. De acordo com João Garcia Miguel, “privilegia-se a partilha nos espaços de convívio mais representativos de uma urbanidade, que são os cafés, bares, tascas, restaurantes e hotéis. O programa contempla a audição dos tocadores tradicionais e a prova de vinhos, queijos e doces tradicionais”.