O GreenFest é considerado o maior evento de sustentabilidade em Portugal. Nos últimos 10 anos, tem sido realizado sempre no Estoril, mas a edição deste ano terá lugar em Torres Vedras, de 24 a 26 de Março, na Expotorres.
Torres Vedras é o primeiro concelho a receber o GreenFest fora do seu local original. No décimo aniversário o evento vai continuar a prosseguir os seus objectivos, de mostrar e sensibilizar os cidadãos, sobretudo os mais jovens, para as questões da sustentabilidade, nas vertentes social, económica e ambiental.
Conforme explicou Pedro Norton de Matos, da organização, o papel das escolas neste acontecimento é fundamental, uma vez que é necessário tempo para mudar hábitos e o melhor é começar pelos mais jovens.
Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal, sublinhou a importância de levar este evento para Torres Vedras, porque já o tinha visitado antes, no Estoril, e entendeu que se enquadra na política municipal de ambiente da autarquia ao nível da educação ambiental. Anunciou, nomeadamente, que a Câmara tem como objectivo que até 2020 todas as escolas do concelho sejam “eco-escolas”.
Na edição deste ano do GreenFest em Torres Vedras, destaque para a palestra inaugural, no dia 24 de Março, que vai abordar o tema “Os ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2013 e o Papel das Cidades”. Esta edição do GreenFest é precisamente dedicado aos 17 objectivos ODS das Nações Unidas e ao papel decisivo dos cidadãos na sua concretização.
Durante os três dias haverá outras palestras e seminários, como a sessão promovida pela Rede de Cidades European Green Leaf e o workshop “Green Destinations”.
Vão ainda ser entregues os galardões Eco-Freguesias às Juntas que mais se destacaram na promoção de iniciativas na área ambiental e ao prémio Galardão Bandeira Azul. Entre as outras actividades agendadas, realce ainda para a realização de showcooking sobre alimentação saudável, desporto, massagens terapêuticas ou sessões sobre as potencialidades do mar e da bioesfera.
Na apresentação do evento estiveram presentes vários convidados, entre os quais os embaixadores da edição de 2017, os torrienses Susana Félix (cantora), Nuno Corte-Real (músico) e Nélson Pereira (ex-futebolista).
A entrada é gratuita.