No próximo dia 15 de outubro, o filme “Abraço” será lançado em todo país. É um marco histórico para o movimento sindical: é a primeira vez que um filme de ficção, longa metragem, é realizado com recursos da classe trabalhadora, para falar sobre a classe trabalhadora e que chega aos cinemas para o grande público.
No início da semana do dia 12 de outubro divulgaremos mais informações sobre onde e como o filme poderá ser assistido.
Baixe aqui o material de divulgação.
Sinopse
Em 2008, os/as professores/as sergipanos/as travam uma luta jurídica com o governo do estado para evitar a perda de direitos. Para manter essas conquistas, cerca de 30 mil professores/as de todas as partes do estado deixam suas escolas e partem em uma longa jornada na capital, Aracaju. Nesse contexto, a professora Ana Rosa vive o desafio da tripla jornada – de ser mãe, mulher e dirigente sindical.
Sobre o filme Abraço
Produzido para ter um caráter artístico/documental, o filme é baseado em fatos reais e utilizou mais de 500 figurantes reais e mais de 80 atores locais, de Sergipe, desconhecidos do grande público. O longa faz uma leitura e uma crítica ao cenário político brasileiro atual, principalmente no tocante à desvalorização permanente dos professores e da educação de modo geral.
Apesar da crítica social, trata-se de uma obra de ficção que aborda o drama pessoal de uma professora dividida entre a defesa de seus direitos profissionais e a rotina doméstica em sua casa. O filme “Abraço” venceu os prêmios de Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora Original no Festival de Cinema de Pernambuco 2019.
Fonte: CNTE | Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial Rádio Peão Brasil / Tornado