Tendo em conta os efeitos devastadores da Covid-19 na Índia, e o impacto que uma possível terceira vaga poderá ter numa população não adulta e não imunizada, a Fundação Oriente decidiu juntar-se aos esforços do Governo de Goa no combate à pandemia e realizou uma doação de material médico ao Hospital Universitário de Goa.
Assim, através desta contribuição, onde se inclui equipamento hospitalar destinado ao tratamento de jovens pacientes com complicações respiratórias decorrentes da síndrome respiratória aguda grave Coronavírus 2 (SARS-CoV-2), a Fundação Oriente pretende reconhecer o esforço de todos os profissionais de saúde e reiterar a sua solidariedade com a Índia e em especial com a população de Goa.
O material doado consiste em dois sistemas Bubble CPAP e um sistema HFNC (High Flow Nasal Cannula) AIRVO 2. Foi entregue esta semana pela Delegada da Fundação Oriente na Índia, Maria Inês Figueira, à Directora do Departamento de Pediatria, Dra. Mimi Silveira. na presença do Reitor do GMC Dr. Shivanand Bandekar.
As fortes consequências causadas pela actual pandemia enfatizaram carências ao nível da infra-estrutura hospitalar em quase todos os estados da União Indiana. Em resposta, o Ministério da Saúde de Goa preparou um plano de combate à terceira vaga Covid-19, onde se destaca a requalificação de alguns dos seus centros hospitalares de referência.
Sendo a principal unidade pediátrica pública no Estado de Goa e parte de um hospital terciário, o Departamento de Pediatria do Goa Medical College and Hospital (GMC) providencia cuidados de saúde não apenas à população mais jovem de Goa, mas também aos residentes nas zonas de fronteira com os estados de Maharashtra e Karnataka.