Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 2, 2024

Galeria Farnesi, Annaibale Carraci

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Eminente pintor do Barroco e artista muito considerado nos meios religiosos.

Annaibale Carraci

Eminente pintor do Barroco e artista muito considerado nos meios religiosos. Ficou, todavia, no âmbito da História de Arte, sempre num plano atrás, que beneficiaria sempre o grande Caravaggio. Devo dizer que me agrada que assim tenha sido, já que a grandiosidade da obra pictórica do grande tenebrista mais a sua irrequietude, são os dados objectivos da sua vivência social, que por essa razão o fez iniciar uma Revolução na pintura, do lado feio da vida. Aparecia o estilo do Barroco.

Ao contrário, este pintor bolonhês, que normalmente se acompanhou com o seu irmão Agostino e o seu primo Ludovico (excelentes pintores) foi o mais destacado dos três e muita gente considera que é Annibale, o determinado impulsionador da nova fase que a pintura iria percorrer nos inícios do século XVII. Personalidade afecta aos senhores da igreja e suficientemente crente para aceitar a proposta que traria a Contra-Reforma.

É surpreendente o seu trabalho final, contraditório do que se afirma, é de grande exuberância e belos corpos desnudos, em amplo contraste com a severidade papal que, na altura, tinha a representatividade de Clemente VIII, que era conhecido pela sua moral ultrapassada e bastante reacionária.

Mas foi assim que o duque de Parma, senhor de Farnese, tomou como sua mulher Margarita Aldobrandini, sobrinha do Papa. A inspiração do pintor sobre a Capela Sistina é muito evidente, mas não foi impeditiva de Carracci ter concluído um trabalho excepcional de sensualidade e força pagã.

Informação adicional

Galeria Farnesi

  • Roma, Itália
  • Palazzo Farnese
  • Galeria – Annibale Carracci
  • 1597-1602

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -