É um vídeo curto (escassos minutos) mas muito esclarecedor. George Friedman a uma invulgar capacidade analítica junta um grande poder de síntese, como fica bem claro nesta breve entrevista em que escalpeliza a inviabilidade geopolítica da Europa, suas causas e consequências.
Peter Zeihan, um ex-colaborador de Friedman, tem trabalhado também o tema europeu e procurado as raízes geopolíticas das incoerências, incapacidades e vulnerabilidades europeias. Nos últimos anos, Zeihan (que conhece muito bem Portugal, desde os tempos que trabalhava com Friedman, um velho amante da zona de Sagres) tem apresentado pontos de vista que vale a pena conhecer e, sobretudo, aprofundar:
E, para encerrar, uma visão europeia, divulgada pelo “Le blog A Lupus un regard hagard sur Lécocomics et ses finances“, que sintetiza com humor a actual conjuntura da “União Europeia”.
Exclusivo Tornado / IntelNomics
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.