Os oficiais de justiça dos Estados Unidos estão a tentar identificar se a Goldman Sachs Group Inc (GS.N) violou a lei federal após uma falha para sinalizar uma transacção na Malásia, informa o Wall Street Journal, citando fontes ligadas à investigação.
O inquérito envolve uma quantia de 3 mil milhões de dólares levantada pela Goldman Sachs através de uma emissão de obrigações para um investidor estatal da malasia, o 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
O ponto fulcral da investigação é confirmar se o banco cumpriu a Lei do Sigilo Bancário , a principal lei anti-branqueamento dos EUA .
De acordo com o relatório, metade das receitas provenientes da venda , que foram transferidas pelo Goldman Sachs para uma conta bancária na suíça controlada pelo 1MDB , permaneceu sem rasto até surgir numa conta bancária do primeiro-ministro da Malásia.
Os investigadores acreditam que o Goldman Sachs, que não tem sido acusado de má conduta, pode ter tido motivos para acreditar que o dinheiro não foi usado para a finalidade a que se destinava.
Fonte: WSJ