Assinala-se esta semana o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, escritor português que nasceu a 28 de Janeiro de 1916 e que morreu a 1 de Março de 1996. Na sua terra natal, em Melo, concelho de Gouveia, continua presente a marca do escritor, não só pela casa onde viveu, bem como pelos lugares retratados nas suas obras.
Em Gouveia, a semana vai ficar marcada por diversas iniciativas alusivas ao centenário, nomeadamente, o lançamento de um postal alusivo à data, da autoria de Ana Rita Matos, na Quinta-feira, 28 de Janeiro. Além deste evento, será também inaugurado um busto do autor de “Aparição” na Praça de S. Pedro, no dia 29, e uma exposição intitulada “Vergílio Ferreira: Os Caminhos da Escrita ou O Fascínio da Arte”. As comemorações irão contar com a presença do Ministro da Cultura, João Soares.
Dos muitos prémios que Vergílio Ferreira recebeu em vida, distingue-se o Prémio Camões, em 1992, bem como a criação de um prémio em seu nome, o Prémio Vergílio Ferreira. Em Gouveia, ali bem perto da sua terra natal, existe também uma biblioteca com o seu nome.