Tribunal provou que “Da Ya Think I’m Sexy” era um tema de Jorge Ben Jor
Em 1978, Rod Stewart estava no pico da sua carreira a solo, embora as suas mais relevantes prestações musicais enquanto cantor tenham acontecido antes com The Jeff Beck Group e com os The Faces. A solo, saliente-se a “obra-prima” Gasoline Alley, editado em Setembro de 1970.
Mas oito anos depois, já com o brilho de “Rock Star” em alta, Rod Stewart atacava os tops numa época em que os estilos “Funky” e o “Disco” dominavam as vendas de discos e as pistas de dança. Rod Stewart lançou então o álbum “Blondes Have More Fun” – uma obra menor na sua longa discografia – e… um single com a canção “Da Ya Think I’m Sexy” que, de imediato, se tornou num grande êxito, ocupando o primeiro lugar do Top britânico durante uma semana, enquanto nos EUA a canção dominou o TOP 100 da Billboard durante quatro semanas, gerando enormes lucros. Um grande hit, que tinha rabo escondido de fora…
A composição da canção era a atribuída a Rod Stewart, Carmine Appice e Duane Hitchings, mas, rapidamente, surgiram reacções que apontavam o tema como sendo um claro plágio da canção “Taj Mahal” do cantor e autor brasileiro Jorge Ben Jor (Jorge Duilio Lima Menezes). Enquanto a canção subia nos tops, o processo judicial instaurado por plágio por Jorge Bem Jor também avançava rapidamente e ainda no mesmo ano do lançamento do single, em 1978, faz hoje precisamente 37 anos, o Tribunal deu como provado que a canção “Da Ya Think I’m Sexy” continha “importantes e essenciais elementos da melodia” escrita por Jorge Ben Jor.
Rod Stewart não contestou a decisão judicial e concordou em doar à UNICEF todas os seus “royalties” (direitos de autor) alcançados com o grande sucesso da canção. O cantor iria ainda participar graciosamente no concerto “Música para a UNICEF”, em 1979, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Este não foi um caso isolado na história da música, recheada de histórias picantes de obras que envolvem plágios, uns provados e outros nem tanto. “Roubos da propriedade intelectual” que se encontram em todos os sectores da criação artística, a que a música não podia fugir. Neste famoso caso, Rod Stewart até acabou por se sair bem, pois embora tenha ficado sem os milhões, com a sua decisão de colaborar com a UNICEF ganhou outros milhões… de fãs!