Dos grandes guitarristas desaparecidos, Duane Allman é dos mais esquecidos. Fundador da banda Allman Brothers Band, Duane faleceu a 29 de Outubro de 1971 num acidente de viação. A alta velocidade despistou-se na sua moto Harley Davidson Sportster, ao tentar evitar a colisão com um camião carregado de toros de madeira. O trágico acidente deu-se na cidade norte-americana de Macon, onde o talentoso guitarrista descansava, após uma intensa digressão da Allman Brothers Band. Morreu aos 24 anos, a poucas semanas do seu 25º aniversário.
E o grupo conhecia então um sucesso crescente, com o lançamento do seu notável álbum ao vivo “Live At Fillmore East” (ver vídeo). Mas “Skydog”, como ficou conhecido Howard Duane Allman, era um guitarrista de grande talento – a revista Rolling Stone classificou-o como o 9º melhor de sempre – que participou em outros projectos, sempre à volta dos blues eléctricos. Notável foi a sua participação no mítico álbum “Layla and Other Assorted Love Songs”, de Derek & The Dominos, então a banda de Eric Clpaton.
Sem, Duane, os Allman Brothers prosseguiram a sua carreira, lançando discos ao longo dos anos (o última data de 2003), sempre com uma velha legião de fiéis fãs e sempre eles próprios fiéis às sua raízes musicais, os blues. Faltaram os mágicos “riffs” de Duane Allman, mas a sua música continuou por lá…