Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Há 46 anos “Let It Bleed” era nº1

STONES 69

 

10º álbum dos “Stones” foi o último com Brian Jones

Let It Bleed”, editado em Dezembro de 1969 pela Decca Records, é um dos mais inspirados álbuns dos The Rolling Stones. O último a ser gravado com o guitarrista Brian Jones, que tinha morrido meses antes, a 3 de Julho. Mas também é o primeiro em que participou o guitarrista Mick Taylor, em dois temas. Faz hoje precisamente 46 anos que “Let It Bleed” chegou ao topo do Top Ten britânico.

STONES 3A gravação deste emblemático disco dos “Stones” foi longa – ao todo estendeu-se por 12 meses, entre Londres e Los Angeles –, mas o resultado é brilhante, com nove canções, que são das melhores da “eterna” banda. Temas como “Gimme Shelter”, “Love In Vain”, “Let It Bleed”, “Midnight Rambler”, “You Got The Silver“e “You Can’t Always Get What You Want” fazem parte deste LP que foi posto à venda depois do famoso “American Tour ’69”, em que a banda viveu uma intensa digressão pelos EUA. Uma aplaudida digressão que culminou a 6 de Dezembro com “a desgraça” de Altamont – um concerto livre que se pretendia de Paz & Amor, mas que acabou em violência, com os Hell’s Angeles, contratados pela banda para fazerem a segurança, a provocarem desacatos e mesmo um assassinato. Imagens fortes que podem ser vistas no filme então realizado e que para muitos marcam o fim do ideal hippie de Love, Peace & Music.LET IT BLEED - STONES LP

 

Editado no Natal, uma época de fortíssima venda de discos no Reino Unido, “Let It Bleed” rapidamente trepou nos charts, chegando ao 1º lugar precisamente há 46 anos, destronando outra obra significativa da história do rock,”Abbey Road” dos Beatles. Contudo, semanas depois, o álbum dos The Beatles iria regressar ao lugar cimeiro. No entanto, nos Estados Unidos “Let It Bleed” não iria para além do terceiro lugar na tabela de vendas de LPs.

 

https://www.youtube.com/watch?v=oOYlcXF0ok4

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -