Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 3, 2024

Holandeses e Checos ponderam exit da UE

exit
Quase parece uma birra de crianças. Numa altura em que os súbditos de Sua Majestade a Rainha de Inglaterra têm agendado um referendo para dia 28 de Junho, informa a edição online do Daily Express que se registam sinais preocupantes por parte de outros países europeus que ponderam retirar as suas estrelas da bandeira da União Europeia.

O sinal de alarme chegou perante uma sondagem de opinião realizada na Holanda e que revela que mais de 50% apoiariam um referendo semelhante aos anglo-saxões, ou seja, que coloque a questão de permanência ou exit da União.

Sendo certo que na mesma sondagem 44% dos visados desejavam manter-se na UE, apenas 1% a mais dos que optavam pela saída, e em que 13% declaravam não ter opinião formada. Um outro dado importante mostra que 48% dos votantes defendiam a permanência da GB na UE.

O problema é que já se formou um efeito dominó, com o ministro checo Bohuslav Sobotka a vir a terreiro avisar que se os britânicos saírem uma Checexit se poderia suceder. Isto apesar dos checos apenas terem entrado em 2004. No entanto, o dado mais preocupante foi a declaração do Sr. Sobotka a admitir um regresso à esfera de influência russa.

Diante estes indícios, apetece perguntar who’s next? Talvez a Sérvia, que através do primeiro ministro Aleksandar Vucic, já deu os primeiros sinais de insatisfação.

Nada indiferente a este estado de crise será a forma como foram dadas respostas aos desafios de lidar com a crise dos refugiados e, naturalmente, a proposta de Boris Johnson de um Brexit.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -