A poupança de energia é algo que tem sido um tema recorrente na casa de muitos portugueses, porque à medida que o custo de vida aumenta existem sempre tentativas de poupar um pouco em tudo o que se pode.
A poupança de energia é efetivamente possível seguindo algumas ideias práticas e tecnológicas, e hoje decidimos falar de algumas coisas que pode fazer para reduzir a sua conta da luz de uma forma verde e sustentável, ou seja, a poupança vai também refletir-se num melhor meio ambiente.
Painéis solares
Caso tenha esta possibilidade e estiver numa casa comprada, consulte os vários serviços para instalar painéis solares uma vez que pode não só ter uma forma de poupar energia como também vender energia diretamente à distribuidora. Esta energia será totalmente verde, ou seja, vem do sol, e está também a contribuir de forma positiva para o ambiente.
No entanto, se não puder ter painéis solares, existem outras formas de poupar.
Altere a empresa que lhe fornece a energia
Quando falamos no fornecimento da água, conforme indicado anteriormente, não existe uma alternativa viável caso fique insatisfeito. Mas o mesmo não pode ser dito da eletricidade, existem várias empresas no mercado regulado e não regulado que podem fornecer-lhe a mesma energia que chega à sua casa mas a preços mais competitivos.
Um dos exemplos de uma empresa com preços competitivos é a Goldenergy, com a energia verde a chegar diretamente à sua casa e a permitir alcançar efetivas poupanças de energia considerando os seus concorrentes.
Use lâmpadas diferentes
Se a sua casa usa LEDs ou lâmpadas incandescentes, está na hora de procurar economizá-las. Existem LEDs que consomem menos e lâmpadas de baixo consumo que podem manter a potência. Desta forma, a eficiência energética da lâmpada em si será menor, mas vai manter a luz ao qual está habituado.
As lâmpadas ou candeeiros inteligentes além de poderem ligar-se a uma rede Wifi e poderem receber “ordens” pelo Google, a Siri, Alexa ou uma app instalada no seu smartphone, têm normalmente um baixo consumo e podem ser usadas com luz fria ou luz quente, garantindo um consumo e um tipo de luz exatamente como pretende.
Além disso, podem ser desligadas remotamente, o que ajuda também na poupança, porque caso esteja noutra divisão da casa e queira desligar a luz de uma divisão vizinha, basta ir à app e desligar em vez de a deixar ligada até que volte aquela divisão.
Poderá ainda colocar em toda a casa interruptores com acesso Wifi, para conseguir uma automação total, mas aí requer a troca de interruptores em casa e a compra de novos, e é algo que deve ser feito por um técnico ou eletricista.
Eletrodomésticos de baixo consumo
Quando vai comprar um grande eletrodoméstico e vê que a eficiência energética é F (a menos eficiente), mesmo que tenha um preço mais barato, evite a sua compra. Caso compre um eletrodoméstico com eficiência A, B ou mesmo C, vai provavelmente pagar mais por ele, mas vai poupar ao longo dos anos em energia.
Desta forma, ajuda o ambiente e ajuda a sua carteira, pelo que existe aqui um duplo benefício que lhe vai sair mais barato a longo prazo.