Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 21, 2025

II Festival de cinema jovem de Famalicão

Joaquim-de-Almeida-em-Famalicao
O festival é promovido pela autarquia de Famalicão e tem como objectivo distinguir os melhores trabalhos produzidos por jovens cineastas portugueses.

Na edição de 2016, o galardão com o nome Joaquim de Almeida será atribuído à melhor curta-metragem do concurso de cinema jovem.

“É bom ver que em Portugal há hoje apoios que não existiam na minha altura. O mais importante é acreditar. Eu acreditei sempre e fui o primeiro português a conquistar um lugar em Hollywood”, referiu o actor Joaquim de Almeida, citado pela câmara de Famalicão.

Paulo Cunha, presidente do município de Famalicão, por seu lado, considerou importante “espicaçar” os jovens para a criatividade cinematográfica.

“Queremos jovens irreverentes, que não se conformem com aquilo que têm à disposição e que estejam disponíveis para produzir e não apenas para consumir”, afirmou o presidente da autarquia.

Ao todo serão atribuídos oito prémios: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 1.000 euros, “Prémio Escolas”, no valor de 500 euros, bem como os prémios de “Melhor Argumento”, “Melhor Realização”, “Melhor Direcção de Fotografia”, “Melhor Banda Sonora Original”, “Melhor Curta de Animação” e “Prémio Público”, todos no valor de 150 euros.

O período de inscrições do Ymotion arranca em Maio e termina a 30 de Setembro, data limite para a recepção das curtas-metragens a concurso.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -