Toda a inovação tem o seu ponto de partida e de chegada nas pessoas. Deste modo, a engenharia aplicada aos seres humanos através de novas ideias enfatiza a importância da filosofia nas organizações.
Em criatividade o processo de escolha de pontos de vista é continuo até chegar à convergência, permitindo atingir a “DERRADEIRA PERGUNTA” . A única que nos fará avançar coerentemente. Até aqui o objectivo foi melhorar a intuição, aumentando a sintonia, a capacidade de síntese , de simbiose, etc.
Agora, é chegado o momento em que necessitamos de um modelo de gestão de novas ideias.
Design Thinking
A filosofia inicia o processo de inovação e criatividade nas instituições. Contudo, tenho consciência que desenhar uma nova ideia sem a “prototipar”, sem a testar como uma experiência, o mais real possível, tende ao desastre. E, aqui a filosofia necessita de ajuda.
Preocupei-me em encontrar um modelo de suporte especialmente substancial. Aí cheguei ao Design Thinking. Este é um precioso processo para a prototipagem, possibilitando tangibilizar, proporcionando o teste de novas ideias.
Lembre-se. Tornar as suas novas ideias visíveis possibilita uma melhor compreensão e desenvolvimento das mesmas, consolidando o processo de inovação e criatividade, dando consistência operacional ao filosofar empresarial.
Prometo que voltarei ao assunto do Design Thinking. Entretanto desejo-lhe boas e melhores perguntas.