In a Manner of Speaking, criação de Dinis Machado para o Ballet Contemporâneo do Norte. É uma autoficção estrutural sobre a companhia de dança. Construído sobre o virtuosismo de uma história de movimento, o exercício pretende reclamar o direito de reinventar a história do seu próprio corpo e cidadania.
Questão de género
A intensa reflexão sobre a questão de género, sobre a apropriação do corpo e a sua libertação de forma e conceitos, é intensificada por uma espécie de uniforme de ballet, que tanto busca o feminino como a sua transcendência. A ideia cliché de gestos, formas e adereços femininos vêm-se artificiais e proliferáveis como se a própria construção deste universo fosse mera projeção. Prevalecem simultaneamente a impetuosa questão do que é ser mulher e uma declaração de impossibilidade de o definir de forma estanque, sobressaindo a sua evidente autoridade e empoderamento na arte da dança.
In a Manner of Speaking é uma construção abstrata que regressa às raízes da dança, numa abordagem crua que vive essencialmente da experimentação do corpo e das suas possibilidades, desnudando o movimento de uma teatralidade acrescida. Este delicioso poema coreográfico retrata também, ainda que subtilmente, a sensualidade juvenil, inerente ao descobrir do corpo através de uma aula de ballet.
Pelo seu interesse, e elevado valor de esclarecimento, reproduzimos na integra o comunicado de imprensa.