No dia 12 de Dezembro de 2024, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, haverá uma cerimónia de extrema importância para Portugal, para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para todo o mundo.
António Sampaio da Nóvoa, um académico internacionalmente notável, com mais de 150 obras, capítulos e artigos publicados em mais de 10 países, foi um dos autores que mais me inspirou no campo das ciências da educação, muito especialmente, no campo da educação comparada e na área da formação de professores, sendo uma referência fundamental no meu pensamento ideológico com intervenção educativa.
António Sampaio da Nóvoa será homenageado com a entrega da insígnia de Professor Emérito. A Jubilação e Cerimónia de entrega da insígnia de Professor Emérito a António Sampaio da Nóvoa decorrerá na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, numa sessão que será presidida pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
António Sampaio da Nóvoa é Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, desde 2014, tendo sido Reitor da Universidade de Lisboa, entre 2006 e 2013. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa desde 1996, foi também Embaixador de Portugal junto da UNESCO, em Paris, entre 2018 e 2021.
Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genève, em 1986, e Doutor em História pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, em 2006, António Sampaio da Nóvoa também é Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve (2015), pela Universidade de Brasília (2015), pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2016), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), pela Universidade Federal de Santa Maria (2019) e pela Universidade de São Paulo (2021).
O seu percurso académico e científico é marcado por múltiplas intervenções, sendo, também, Professor honorário do Instituto Politécnico de Macau, China (2018), Presidente do ISCHE – Associação Internacional de História da Educação, entre 2000 e 2003 e, em 2012, presidiu às Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e, em 2014, recebeu o Prémio Universidade de Coimbra.
É Membro Académico Correspondente pela Academia Internacional da Cultura Portuguesa, desde 2015 e Académico Efectivo da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras: 3.ª Secção – Filosofia, Psicologia e Ciências da Educação), desde 2022 e foi Membro do Conselho de Estado, entre 2022 e 2024.
Intervenções e testemunhos
A Sessão de Abertura da Cerimónia contará com a presença do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, mas haverá intervenções e testemunhos de grandes individualidades da educação, ciência e cultura:
- Ana Luísa Paz, Professora, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
- Thomas Popkewitz, Professor, Universidade de Wisconsin-Madison
- José Barata-Moura, Reitor da Universidade de Lisboa, 1998-2006 (Leitura de Testemunho)
- Audrey Azoulay, Diretora-Geral da Unesco (Testemunho em vídeo)
- António Costa, Presidente do Conselho Europeu (Testemunho em vídeo)
- António Ramalho Eanes, Presidente da República, 1976-1986
- António Sampaio da Nóvoa, Reitor Honorário da Universidade de Lisboa
- Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa
Antes da cerimónia de encerramento haverá um Momento Musical com o Coro Infantil da Universidade de Lisboa.
Como tenho compromissos em Timor-Leste e não posso estar presente fisicamente nesta tão importante cerimónia de homenagem a António Sampaio da Nóvoa, resta-me partilhar este sentimento de regozijo, profunda admiração e respeito por este grande catedrático, um dos maiores especialistas internacionais em educação.
Por ocasião desta justa e merecida homenagem, os académicos de Timor-Leste enviam ao Professor António Sampaio da Nóvoa um abraço de amizade e expressam o profundo respeito e admiração.