A Ares Capital, uma investidora privada de uma família do Dubai, comprou o inacabado centro comercial de Évora ao Novo Banco, anunciou Maximilian Hergeto, o director de investimento da empresa, sem no entanto, revelar o valor do investimento.
A compra foi concretizada neste mês de Março e sem recurso ao financiamento bancário.
Situado na periferia de Évora e Integrado num complexo comercial que envolvia um investimento de 60 milhões de euros, o Évora Shopping começou a ser construído em 2011, junto ao bairro de Almeirim, com conclusão prevista para o Outono de 2013, mas as obras estão paradas há mais de dois anos.
Antes de pertencer ao Novo Banco, o projecto pertencia à EVRET, uma joint-venture entre a Imorendimento e a Madford Developments.
O município de Évora, presidido pelo comunista Carlos Pinto de Sá, já decidiu prolongar a licença para a conclusão das obras da grande superfície comercial e já decorrem negociações com construtoras para a conclusão das obras.
Prevê-se que o novo centro comercial esteja aberto ao público já em 2017.
A nova superfície comercial de Évora, com cerca de 20 mil metros quadrados de área de construção, terá uma zona de lojas, de restauração, seis salas de cinema e um supermercado com cerca de 2000 metros quadrados.
Por outro lado, está a decorrer também um concurso público para a venda de terrenos municipais, situados próximos às Portas d’Aviz, junto ao centro histórico da cidade, destinados à construção de um outro centro comercial, com um valor base de 4,4 milhões de euros.
O terreno a ser alienado pela autarquia alentejana, tem uma área de 28.500 metros quadrados, tendo sido já apresentada uma proposta concreta por parte de um grupo económico português, que se manifestou interessado na sua compra para a construção de mais um novo centro comercial.