Em pesquisa sobre a sucessão presidencial realizada pelo Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria, Lula (PT) aparece isolado na liderança, com 48% das intenções de voto, 27 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 21% das menções.
Sergio Moro (Podemos) é apontado por 6% dos eleitores, Ciro Gomes (PDT) por 5%, enquanto João Doria (PSDB) e André Janones (AVANTE) aparecem com 2% cada e Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35) e Simone Tebet (MDB) têm 1% cada.
Os demais candidatos testados – Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe d’Ávila (NOVO), Leonardo Péricles (UP), Rodrigo Pacheco (PSD) foram citados, mas não atingem 1% das menções.
Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 9% e aqueles que não sabem ou não opinam representam 5% do eleitorado. Participaram das pesquisa 2.002 eleitores. A consultoria esclareceu que os dados não podem ser comparados com pesquisas anteriores em virtude da mudança dos nomes testados.
Na pergunta espontânea de intenção de voto, aquela sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Lula também é o mais citado, com 40%. Em seguida está Jair Bolsonaro com 20%. Cerca de um quinto dos eleitores (21%) não menciona espontaneamente o nome de um possível candidato.
Mais da metade dos eleitores (55%) não votaria de jeito nenhum no presidente Jair Bolsonaro. Aqueles que não votariam no ex-presidente Lula são uma parcela bem menor da população (28%). A rejeição a João Doria é de 23%, de Sergio Moro 18% e de Ciro Gomes de 15%.
por Mariana Mainenti | Texto em português do Brasil
Exclusivo Editorial PV / Tornado