O Dino Parque da Lourinhã abriu ao público no dia 9 de Fevereiro. Aquele que é considerado um dos maiores museus ao ar livre da Europa ocupa 10 hectares, onde estão expostos 120 modelos de dinossauros em tamanho real de 70 espécies diferentes.
Esperam-se cerca de 200 mil visitantes no primeiro ano de abertura do parque. Entre as réplicas está, por exemplo, o herbívoro saurópode lourinhasaurus alenquerensis, encontrado na região, um dinossauro de 23 metros de altura e 17 toneladas de peso.
O Dino Parque está no pinhal dos Camarnais, junto à localidade de Abelheira, no extremo norte do concelho da Lourinhã. Um dinossauro na rotunda de acesso ao museu assinala a chegada ao local. Na entrada há vários serviços para o visitante e uma exposição com boa parte do espólio do Museu da Lourinhã, localizado no centro da vila e gerido pelo GEAL (Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã).
No parque foram criados quatro trilhos diferentes, que no seu conjunto totalizam cerca de oito quilómetros de extensão. Para ver tudo são necessárias perto de quatro horas. Pelo caminho há mesas e bancos, sempre debaixo da sombra dos pinheiros.
Dino Parque
O Dino Parque foi constituído como empresa, denominada PDL (Parque de Dinossauros da Lourinhã). É financiado em 3,5 milhões de euros por fundos comunitários e por uma empresa alemã, a Dinosaurier-Park International, que gere o Dino Parque de Münchehagen, na Alemanha, do qual o lourinhanense é uma réplica mas maior.
Na inauguração do espaço, o secretário de Estado das Autarquias realçou que o Dino Parque da Lourinhã representa uma valorização turística da região Oeste, a acrescentar às outras ofertas que já existem no território. Carlos Miguel elogiou ainda a Lourinhã por ter conseguido concretizar um projecto com mais de 20 anos.
A seguir os convidados fizeram uma visita ao núcleo museológico onde está exposto o espólio do Museu da Lourinhã, com explicações do paleontólogo Octávio Mateus. Depois foram para um dos percursos da zona ao ar livre, acompanhados por Luís Rocha, director-geral; e Simão Mateus, director científico do Dino Parque, onde estiveram também vários autarcas do Oeste e o presidente do Turismo do Centro.
O preço das entradas é de 12,50 euros para maiores de 13 anos e 9,50 euros para crianças até aos 12 anos. Há, no entanto, vários descontos para visitas guiadas de escolas e de grupos com mais de 25 pessoas.
Fotos: Joaquim Ribeiro