A Associação Literária e cultural de Angola – ALCA, núcleo do Huambo está realizando o jango de escrita criativa e leitura partilhada.
De acordo com o Sub-Coordenador, Cornélio Segunda, o jango surge para saudar o segundo aniversário da ALCA, que comemora-se a 26 de Maio.
ALCA a nível da província, traçou três actividades fundamentais. A primeira é está que começou hoje, que é formação de Escrita Criativa e leitura partilhada com as crianças para os ocupar neste período de férias. A actividade começou hoje, dia 10 e vai até dia 19. Depois desta actividade, vamos no dia 21 visitar a Comarca do Kambiote, vamos igualmente partilhar alguns livros com os reclusos daquela instituição penitenciária e a última actividade será a visita ao centro infantil denominada Suku o Djangi, para nos solidarizarmos com as crianças.”
A escrita criativa e a leitura partilhada tem como objectivo ajudar as crianças a gostarem da literatura. Vemos um certo défice na juventude, no que tange ao gosto pela literatura. A ALCA dentro das suas estratégias, na análise deste problema, achou necessário começar a incutir o gosto pela leitura nas crianças. Daí surgiu a ideia, neste período de férias, de ocupar as crianças.”
Jeremias Sequesseque, um dos formadores do jango de escrita criativa e leitura partilhada informa que o principal objectivo como formador é ajudar as crianças a contextualizar tudo que lêem e até conseguirem desenvolver as suas capacidades psico-cognitivas, emocionais no sentido de criarem textos artísticos e não só. ” Falo exactamente da criação de textos, como contos, novelas, epopeias, elegias, etc.” Enfatizou Jeremias Sequesseque.
O autor escreve em PT Angola
Receba a nossa newsletter
Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.