A APECI – Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas, de Torres Vedras, organizou um jantar solidário no Pavilhão Multiusos daquela cidade, que reuniu quase meio milhar de pessoas.
Aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a APECI levou a efeito aquela noite de convívio, para angariação de fundos. Participaram vários artistas amadores do concelho, que proporcionaram um serão animado e ao mesmo tempo solidário.
O presidente da direcção da APECI, Duarte Lucas, sublinhou precisamente a grande participação de pessoas que quiseram ajudar a associação, já que estavam previstas cerca de 200 presenças no jantar e acabaram por quase 500. “O reforço da ligação com as famílias é para nós muito importante”, referiu Duarte Lucas, ao lembrar que há famílias desesperadas com jovens em casa, que frequentaram e terminaram o ensino regular, mas agora estão sem ocupação. Nesse sentido a APECI vai apresentar uma candidatura para ajudar a resolver essa lacuna.
APECI
Recorde-se que a APECI desenvolve um trabalho que procura inserir jovens com deficiência no mercado de trabalho, fornecendo-lhes ferramentas para que possam ser autónomos.
Ana Umbelino, vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, defendeu que já muito foi feito mas há ainda um longo caminho pela frente, por “uma sociedade mais justa e inclusa”. A vereadora destacou as parcerias com a autarquia em projectos de várias associações do concelho, onde se inclui, a APECI, pelo trabalho de permitir que as pessoas portadoras de deficiência possam ter as suas oportunidades, porque também têm capacidades.
Sozinhos podemos ir mais depressa, mas juntos vamos mais longe”