A quinta onda da covid, desencadeada pela variante delta e comunicação deficiente em crise , foi sua ruína. Isso levou ao declínio do apoio tanto dentro de seu partido quanto entre o público, colocando em risco as perspectivas do partido de vencer nas próximas eleições.
por Sebastian Maslow e Paul O’Shea, em The Conversation | Tradução de Cezar Xavier
O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga anunciou que não buscará a reeleição como líder do Partido Liberal Democrático (LDP) no mês que vem, o que efetivamente encerrará seu mandato no cargo mais importante depois de apenas um ano. O que isso significará para a política japonesa com uma eleição geral marcada para o final do ano?
Por que Suga tomou essa decisão agora e onde isso deixa o LDP dominante?
A decisão de Suga de renunciar foi uma mudança abrupta de curso. No dia anterior, ele se reuniu com a liderança do LDP para anunciar sua intenção de concorrer a um segundo mandato como líder. A quinta onda da covid, desencadeada pela variante delta e comunicação deficiente em crise, foi sua ruína. Isso levou ao declínio do apoio tanto dentro de seu partido quanto entre o público, colocando em risco as perspectivas do LDP de vencer nas próximas eleições.
É difícil caracterizar o curto reinado de Suga. Uma figura nada carismática, ele não tinha uma mensagem abrangente, poucas políticas de autoria própria e nenhuma “visão” para o Japão. Ele nunca emergiu totalmente da sombra de seu antecessor, Shinzo Abe. Mesmo com um ano de governo, ele ainda parecia um chefe de zeladoria.
Incapaz de recuperar o apoio público para seu gabinete, mesmo após o desempenho muito forte do Japão nas Olimpíadas de Tóquio, seus índices de aprovação caíram durante o verão, atingindo níveis recordes, e esta semana caindo para menos de 30%. Suga deixou o cargo para aumentar as chances do LDP de manter o poder.
Embora o Japão seja considerado uma democracia madura, o LDP dominou a política do pós-guerra. Desde a sua fundação em 1955, o partido manteve o poder até 2009, com apenas um breve interlúdio de oposição entre 1993-94. Depois de 2009, os analistas acreditavam que o Japão finalmente se desenvolveria em uma democracia ao estilo Westminister, na qual o poder passaria de um lado para outro entre o conservador LDP e o progressista Partido Democrático do Japão (DPJ).
Em vez disso, o DPJ governou por apenas três anos e teve a infelicidade de comandar o país quando um terremoto e o tsunami resultante causaram o colapso nuclear de Fukushima em março de 2011, levando a um colapso do apoio. O LDP voltou ao poder sob Abe em 2012 e o DPJ entrou em colapso, dividindo-se em partidos menores e menos eficazes. Abe tornou-se o primeiro-ministro do Japão com mais tempo.
Em 2009, esse resultado era quase impensável. Ele demonstra a incrível habilidade, flexibilidade e pragmatismo de vencer eleições do LDP. Enquanto outros líderes se agarram ao poder até o amargo fim, a renúncia de Suga coloca o partido em primeiro lugar.
Como a decisão de Suga afetará as próximas eleições?
A eleição agendada para o cargo de presidente do LDP era para ser um carimbo de confirma para a liderança de Suga. Sua renúncia obviamente mudou as apostas, e mais e mais candidatos estão anunciando sua intenção de concorrer. Enquanto isso, toda a ideia de organizar a eleição da liderança antes das eleições gerais era prender a atenção do público e da mídia no LDP às custas dos partidos menores da oposição – para que a missão fosse cumprida.
A data das eleições gerais ainda não foi anunciada, mas por lei deve ser realizada até 14 de novembro. O fato de os políticos de base do PDL serem aplaudidos pela renúncia de Suga nos diz que, antes mesmo de seu sucessor ser escolhido, as chances do PDL de retenção do poder aumentaram.
Neste ponto, é impossível dizer quem vencerá a batalha da liderança. Achamos que há dois candidatos para ficar de olho: o ministro da vacinação Taro Kono e Fumio Kishida , ex-ministro das Relações Exteriores do Japão.
Suga lançou seu governo em 2020 com a promessa de priorizar a luta contra a pandemia – e o Japão foi inicialmente visto como um modelo de como combater a covid e ao mesmo tempo manter a sociedade o mais aberta possível. Mas, com o passar do tempo, a administração de Suga caiu em mensagens confusas e comunicação de crise geralmente pobre.
Seu gabinete promoveu uma campanha nacional de viagens, “Go To Travel”, subsidiada pelo governo, incentivando o turismo doméstico apesar da pandemia. Isso foi criticado pela comunidade médica e acabou sendo suspenso, mas não antes de contribuir para a terceira onda de covid.
Incapaz de desenvolver suas próprias vacinas, o Japão ficou atrás de outros países na distribuição de vacinas importadas. Desde então, alcançou o sucesso, mas é lento demais para garantir as prometidas Olimpíadas “seguras e seguras”.
Múltiplas camadas de burocracia recentemente adicionadas retardaram ainda mais a resposta do Japão à crise, já que a tarefa de combater o patógeno é dividida entre vários ministérios da saúde e da economia, com pouca liderança exibida por Suga para orientar uma resposta nacional.
Do ponto de vista de um estranho, ainda pode parecer intrigante que Suga tenha renunciado, enquanto a resposta de seu país ao covid tem sido comparativamente boa, com menos infecções e taxas de mortalidade muito mais baixas do que a maioria dos outros países ricos. Mas a percepção do público sobre a administração de Suga é de fracasso: falha em liderar e falha em se comunicar.
Suga raramente falava diretamente ao povo para explicar os esforços de seu governo para lidar com a crise, deixando a tarefa para seus ministros e especialistas médicos. À medida que as infecções aumentavam e os hospitais mudavam para o modo de desastre, seu perfil discreto se mostrou insuficiente para convencer um público cada vez mais relutante em seguir as medidas governamentais.
Iniciativas como Go To Travel e, claro, organizar as Olimpíadas contra a vontade do público, turvaram ainda mais as águas. Se covid realmente é tão sério quanto o governo tem dito ao povo japonês, por que promover o turismo e organizar um grande evento esportivo envolvendo milhares de pessoas que entram no Japão?
O que isso significa em termos de estabilidade política no Japão?
A competência central do LDP é preservar seu poder como partido no poder. A decisão de Suga serve para evitar a instabilidade interna e permite uma sucessão ordenada. Sem sua própria base de poder, ele só chegou ao poder mobilizando o apoio de uma série de facções do LDP. À luz da frustração do público com seu gabinete e do declínio dos índices de aprovação, o apoio interno do LDP a Suga estava diminuindo.
Se Suga tivesse permanecido, o LDP provavelmente teria permanecido no poder, mas teria perdido cadeiras na eleição. Isso tornaria o governo mais difícil e aumentaria a instabilidade política. Assim, ao renunciar, Suga enviou uma mensagem de que o LDP levará a sério a resposta à crise por meio da renovação no topo, ao mesmo tempo que garante que o partido não se divida mais como resultado da frustração com seu gabinete. A atenção do público agora se concentra nas manobras internas do LDP, com pouco foco nas plataformas de política dos partidos de oposição.
Ainda é muito cedo para dizer quais serão as consequências dessa mudança repentina de liderança para a política japonesa. Mas parece provável que o partido tentará evitar um retorno ao padrão de [primeiros-ministros de porta giratória] com mandatos de um ano, que caracterizava a política japonesa antes de 2012.
Dentro do LDP, muito dependerá das ações dos ex-primeiros-ministros Abe e Taro Aso (2008-2009), que ainda controlam grandes facções e, portanto, são reis na eleição de liderança. Com as memórias de 2009 ainda frescas, o LDP certamente tentará sinalizar unidade e estabilidade.
Enquanto isso, Suga pegou a oposição de surpresa e, mesmo antes de seu anúncio, eles não conseguiram gerar uma contra-narrativa poderosa para desafiar o LDP.
por Sebastian Maslow e Paul O’Shea, em The Conversation | Texto original em português do Brasil, com tradução de Cezar Xavier
Exclusivo Editorial PV / Tornado
- Sebastian Maslow, Professor sênior de Relações Internacionais, Sendai Shirayuri Women’s College
- Paul O’Shea, Palestrante sênior, Centro de Estudos do Leste e Sudeste Asiático, Universidade de Lund