O Grupo Jerónimo Martins, detentor dos hipermercados Pingo Doce, vai antecipar o pagamento de dividendos aos seus accionistas. Esta remuneração especial, que será paga ainda este ano, e que inclui os dividendos ordinários que seriam pagos só em 2016, representa um montante de 235,6 milhões de euros.
A proposta foi apresentada no passado dia 4 de Novembro em reunião do conselho de administração e, segundo o que o Tornado conseguiu apurar, foi já convocada uma Assembleia Geral, agendada para a segunda quinzena de Dezembro, para submeter à aprovação dos accionistas.
“A antecipação é justificada pela necessidade de salvaguardar o interesse dos accionistas e protegê-los de um agravamento fiscal em IRC. Neste momento, a proposta foi apresentada a vários bancos”, garantiu ao Tornado fonte envolvida no processo.
A mesma fonte assegura que estão a decorrer consultas a todos os bancos para realizar a referida operação que tem como intuito antecipar o facto de o acordo à esquerda entre PS, BE, PCP e PEV prever um aumento da carga fiscal sobre os lucros. Desta forma, os accionistas não perdem dinheiro, já que é do conhecimento público que os lucros da Jerónimo Martins aumentaram.