Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Novembro 5, 2024

Jimmy Page e Robert Plant propõem acordo no caso de plágio

Com a audiência do Tribunal da California marcada para Maio, Jimmy Page e Robert Plant, acusados de plágio pelos herdeiros de Randy California (Randy Wolfe), tentam um acordo, evitando que a questão seja mesmo julgada por um Tribunal de Júri.

Led Zeppelin - Press ConferenceMichael Skidmore, representante dos herdeiros de Randy California, acusa os dois membros dos Led Zeppellin de terem feito um plágio em “Stairway To Heaven” um super-hit da banda, editado em 1971. A acusação sustenta que a melodia inicial do tema dos Led Zeppelin é um plágio de “Taurus”, dos Spirit, lançado em 1967. E segundo o que transparece, os acusados estão prontos a reconhecer a influência da composição musical de Randy California na feitura de “Stairway To Heaven”.

Jimmy Page e Robert Plant fizeram uma proposta de acordo com os herdeiros de Randy California que inclui uma indemnização de um milhão de dólares e o reconhecimento do nome de Randy California como autor de “Stairway To Heaven”, em co-autoria com Page e Plant, com os “copyrights” futuros a serem divididos pelos três.

Note-se que em vida Randy Wolfe (Randy California) sempre disse que os Zeppelin tinham copiado a sua melodia depois dos Spirit e os Led Zeppelin terem feito uma digressão juntos pelos EUA. Randy garantia mesmo que tinha ensinado a Page os acordes de guitarra que são a base da acusação de plágio. Mas Randy nem pretendia que o caso fosse a tribunal, só queria que a sua autoria fosse reconhecida. O que, efectivamente, acontece com esta proposta de acordo por parte de Page e Plant.

randy california“É sempre bom que o crédito seja reconhecido a quem o merece”, comentou o advogado Francis Alexander Malofiy, representado Michael Skidmore, que moveu a acção de plágio em nome dos herdeiros de Randy California. Mas não disse se a acusação vai aceitar a proposta de Page e Plant. E provavelmente não vai, devendo fazer uma contra-proposta, de valor bem mais alto que o “simples” milhão de dólares.

Segundo a “Bloomberg News”, os dois autores oficiais da canção assinaram em 2008 um acordo com Warner/Chappell Music para a utilização comercial de “Stairway To Heaven” , em que cada um recebeu 60 milhões de dólares. Números altos que podem levar a acusação dirigida por Michael Skidmore a não aceitar os valores da proposta dos dois músicos britânicos.

Note-se que a haver uma indemnização, grande parte do dinheiro está prometido para a “Randy California Project”, que fornece instrumentos e aulas de música a baixo custo em muitas escolas da California.

https://www.youtube.com/watch?v=r8UDQyxUJeo

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -