Com a audiência do Tribunal da California marcada para Maio, Jimmy Page e Robert Plant, acusados de plágio pelos herdeiros de Randy California (Randy Wolfe), tentam um acordo, evitando que a questão seja mesmo julgada por um Tribunal de Júri.
Michael Skidmore, representante dos herdeiros de Randy California, acusa os dois membros dos Led Zeppellin de terem feito um plágio em “Stairway To Heaven” um super-hit da banda, editado em 1971. A acusação sustenta que a melodia inicial do tema dos Led Zeppelin é um plágio de “Taurus”, dos Spirit, lançado em 1967. E segundo o que transparece, os acusados estão prontos a reconhecer a influência da composição musical de Randy California na feitura de “Stairway To Heaven”.
Jimmy Page e Robert Plant fizeram uma proposta de acordo com os herdeiros de Randy California que inclui uma indemnização de um milhão de dólares e o reconhecimento do nome de Randy California como autor de “Stairway To Heaven”, em co-autoria com Page e Plant, com os “copyrights” futuros a serem divididos pelos três.
Note-se que em vida Randy Wolfe (Randy California) sempre disse que os Zeppelin tinham copiado a sua melodia depois dos Spirit e os Led Zeppelin terem feito uma digressão juntos pelos EUA. Randy garantia mesmo que tinha ensinado a Page os acordes de guitarra que são a base da acusação de plágio. Mas Randy nem pretendia que o caso fosse a tribunal, só queria que a sua autoria fosse reconhecida. O que, efectivamente, acontece com esta proposta de acordo por parte de Page e Plant.
“É sempre bom que o crédito seja reconhecido a quem o merece”, comentou o advogado Francis Alexander Malofiy, representado Michael Skidmore, que moveu a acção de plágio em nome dos herdeiros de Randy California. Mas não disse se a acusação vai aceitar a proposta de Page e Plant. E provavelmente não vai, devendo fazer uma contra-proposta, de valor bem mais alto que o “simples” milhão de dólares.
Segundo a “Bloomberg News”, os dois autores oficiais da canção assinaram em 2008 um acordo com Warner/Chappell Music para a utilização comercial de “Stairway To Heaven” , em que cada um recebeu 60 milhões de dólares. Números altos que podem levar a acusação dirigida por Michael Skidmore a não aceitar os valores da proposta dos dois músicos britânicos.
Note-se que a haver uma indemnização, grande parte do dinheiro está prometido para a “Randy California Project”, que fornece instrumentos e aulas de música a baixo custo em muitas escolas da California.
https://www.youtube.com/watch?v=r8UDQyxUJeo