O biólogo e fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, também fundador do Matosinhos Independente, vai publicar um livro “Notas da Covid-19″, cuja capa é da ilustradora Elsa Lé, editado pela editorial Novembro.
O livro tem data de apresentação para Setembro. Entretanto tivemos acesso à sua pré-publicação: capa e um excerto da obra.
Este vírus – Covid -19 – foi um aterrorizador golpe nas nossas vidas, parece a Mãe de Todas as Batalhas. Mostra-nos o quanto tudo é secundário, os nossos problemas – pessoais, sociais ou profissionais – passam para segundo plano e sobressai com nitidez o que de verdade importa: a sobrevivência, a nossa e a de todos. Acho que deter esta pandemia é responsabilidade de todos e de todas. Se te protegeres, proteges as outras pessoas.
Com o medo de morrer os portugueses mudarem de atitude, saíram da sua zona de conforto, têm sido solidários e obedientes. Acho que os portugueses iniciaram uma relação de ódio ao vírus, estão lentamente a domar o seu medo para viver e amar com liberdade.”
Este livro Notas da Covid-19 é um diário feito ao longo do tempo no período mais difícil de se viver, sem pretensiosismo é um registo pessoal do autor com a sua forma polemista de se exprimir.
Joaquim Jorge encontra-se num processo de candidatura independente à CM Matosinhos, mas no entanto afirma que retomará os debates do Clube dos Pensadores por “insistência de muita gente” e por, actualmente, a “política estar muito insossa”. Indica também que “o unanimismo leva à apatia e inoperância. A critica e a diferença de opiniões levam ao inconformismo e consequente evolução e criatividade”.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.