
Cantor e guitarrista de blues faleceu em 2014
Johnny Winter era um exímio guitarrista, um nome maior dos blues eléctricos. Ele e o seu irmão Edgar Winter. Famoso pelos suas electrizantes performances manteve-se sempre em actividade até à sua morte a 16 de Julho de 2014, em Zurique, dias depois de ter actuado no Cahors Blues Festival, em França. Se fosse vivo, Johnny Winter faria hoje 72 anos.
Nascido a 23 de Fevereiro em Beaumont, no Texas, John Dawson Winter notabilizou-se como guitarrista e cantor de blues, mas com constantes abordagens ao rock. Com claras influências dos blues texanos, Johnny Winter soube como poucos fundir os blues com o rock, apoiado no virtuosismo da sua guitarra eléctrica. A revista Rolling Stone incluiu mesmo o seu nome na lista dos 100 melhores guitarristas de sempre.
Albino com os seus longos cabelos brancos, assim como o seu irmão mais novo Edgar Winter (outro músico de grande qualidade), Johnny Winter tornou-se conhecido sobretudo pela forma enérgica como enfrentava o público, em inspirados concertos. Mas Johnny Winter protagonizou também uma longa carreira discográfica. Só álbuns de estúdio, o músico editou 19, com o primeiro (“The Progressive Blues Experiment”) a sair em 1968 e o último (“Step Back”) em 2014, ano da sua morte. Mas o guitarrista lançou ainda sete álbuns gravados ao vivo, que transmitem toda a energia que transparecia das suas actuações ao vivo. Uma discografia longa que, contudo, andou na maior parte dos discos longe dos charts – com a grande excepção do LP “Johnny Winter” que em 1969 chegou a 30º lugar na lista dos discos mais vendidos nos Estados Unidos.
Extremamente coerente com a sua música, Johnny Winter nunca parou na sua longa carreira, gravando discos e dando constantes concertos. O último aconteceu em França, a 14 de Julho de 2014, dois dias antes de morrer num quarto de hotel na Suíça, em Zurique, quando se preparava para mais uma actuação.
Ouvir a música de Johnny Winter é descobrir o notável trabalho de alguém que conseguiu de forma excepcional fundir os blues com o rock.