“Judite e Holofernes”, de Caravaggio. Foi um dos mais notados pintores italianos, o seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante.Primeira figura feminina pintada pelo autor. “Enfant terrible” do respeito exigido pelas normas saídas do Concílio de Trento, a que não ligava, infringia militantemente o ideal de beleza do Renascimento. A sua obra está repleta de violências e de trevas, que devem (?) ser associadas à sua vida difícil, errática e finalmente pobre, ele, que atingiu a fama em vida, mas a quem a vida palaciana lhe não bastava.
Os detalhes magníficos do jogo da luz e das sombras é o requinte avassalador de uma técnica revolucionária de deslumbramento pictórico. As diferenças do cromatismo da pele das mulheres, o terror, ainda, perceptível do rei assassinado ou aquele fundo onde termina a acção são apontamentos de uma nova maneira de pintar. É o Barroco!
Michelangelo Merisi da Caravaggio 1903-1962
Sobre Caravaggio foi dito que foi um revolucionário, quer pela sua vida turbulenta, quer pelo facto da sua pintura ter proposto uma oposição consciente ao Renascimento e ao Maneirismo.
Procurou, sempre, a intensidade de efeitos através de veementes contrastes entre o claro e o escuro que modelam as figuras e objectos, e através de uma presença física de um vigor incomparável. Ao evitar qualquer vestígio de idealização e fazer do realismo a sua bandeira, Caravaggio pretendia que nenhum espectador ficasse indiferente aos seus quadros.
Considerado o maior pintor italiano de seu tempo, aprendeu a pintar com Simone Peterzano e, sobretudo, a partir do estudo das obras de alguns artistas venezianos. Algumas de suas obras são rejeitadas pelo naturalismo com o qual aborda as paisagens bíblicas, mas não faltaram mecenas dispostos a adquirir de bom grado aqueles quadros que o clero não via com bons olhos.
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.