O escritor Lopito Feijóo procede neste sábado 21 de Setembro pelas 15.30 minutos na biblioteca do Palácio dos Coruchéus em Lisboa, o lançamento de mais uma obra literária intitulada «Doutrina com Fabulações».
A obra, concebida e elaborada na sequência do doutrinário projecto artístico-literário do autor, conta com cerca de 70 páginas e é uma edição da Perfil Criativo tendo sido reproduzidos trezentos exemplares em primeira edição
O acto de lançamento contará com uma transmissão em directo na rede social Facebook a partir da página da editora e, a obra será apresentada pelo jornalista e crítico de arte Rodrigues Vaz e pelo escritor Tomás Lima Coelho, orientador da colecção “Poesia no Bolso”, que assina o prefácio de onde se pode constatar que, “num fraseado que já é reconhecido em muitas partes do mundo, o poeta transporta-nos, desta vez, numa viagem antropomórfica, observando as idiossincrasias humanas através das características daqueles outros seres com quem partilhamos o planeta e a quem, quase pejorativamente, chamamos bichos”.
Ainda no prefácio, Tomás Coelho adverte que Já Orwell o dizia quando escreveu que “todos os animais são iguais, mas há uns mais iguais que outros”, realçando os comportamentos humanos através da fábula.
Segundo ainda o prefaciador:
É com essa visão crítica sobre a sociedade que nos rodeia que o olhar arguto do poeta nos faz sair do adormecimento e nos chama a atenção para os problemas económicos, sociais, políticos, religiosos e filosóficos que a humanidade atravessa, seja a que nos é mais próxima, como a que nos está mais longínqua. Numa linguagem aparentemente críptica, naquele estilo literário muito próprio a que o poeta já nos habituou, ao qual se junta uma subtil ironia e uma boa dose de humor, a mensagem vai sendo passada, cabendo a cada um fazer a sua interpretação e decifrar o sentido de cada estrofe”.
O livro conta igualmente com uma nota do editor assinada por João Rodrigues que, depois de uma breve resenha critica sobre as mais históricas e representativas colecções de poesia já editadas em Angola, se refere a esta, “Poesia no bolso”, dizendo que hoje, passados dois anos da provocação lançada aos titulares com estatuto de poetas, a provocação segue em sentido inverso. A Arte não está refém dos preconceitos, e muito menos a nova poesia de Angola é exclusivo de um grupo ou geração e, Lopito Feijoó K. realiza no prelo uma espécie de “performance” poética iniciada com a “Doutrina” (1987), e que foi continuando em “Lex & Cal Doutrina” (2012), “Andarilho e Doutrinário” (2013),“ReuniVersos Doutrinários” (2015), “Pacatos & Dou-trinários Recados” (2017), “Imprescindível Doutrina Contra” (2017), “Doutrinárias Lâminas Doutrinárias”(2018) e agora “Doutrina com Fabulações” (2019) e, termina reafirmando que a nova poesia chegou.
Recorda-se que o escritor Lopito Feijóo, proferiu quinta-feira última uma conferência sobre a poesia da sua geração no âmbito do projecto “Quinta Com Poesia em Lisboa” promovido pela KOTTER editorial pois, encontra-se em Portugal há já algum tempo, tendo sido anteriormente convidado para participar do Salão das Letras que decorreu nos dias 13, 14 e 15 passados por ocasião de mais uma edição da Expodemo’19 no município da Moimenta da Beira.
Transferência Bancária
Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL
Pagamento de Serviços
Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)
Pagamento PayPal
Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]
Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.