“Las Meninas”, de Pablo Picasso. Picasso foi pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo espanhol.
Grande admirador de Velazquez, o genial pintor escolheu o quadro original, que no dizer de Luca Giordano «é a Teologia da Pintura», para festejar a mais magnificente obra de arte pictórica.
Durante o ano de 1957, o grande artista, cria uma série de 58 trabalhos sobre o tema. Exibe, admiravelmente, toda a sua gama de recursos técnicos infindáveis. Apelando sempre e assumidamente ao seu sentido lúdico, consegue efeitos plásticos de graciosa originalidade.
Estes trabalhos encontram-se no Museu Picasso, em Barcelona, e é o único caso de um conjunto de pinturas efectuadas pelo mestre, que se mantêm unidas, em exposição ao público.
Informação adicional
Artista: Pablo Picasso
Título: Las Meninas
Material: Pintura a óleo
Criação: 1957
Dimensões: 194 cm × 260 cm
Local: Museu Picasso
Nota da Edição
Pablo Picasso 1881-1973
Pablo Ruiz Picasso foi um pintor espanhol, mas também foi escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. É conhecido como o co-fundador do cubismo juntamente com Georges Braque.
Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Meninas D’Avignon (1907) e Guernica (1937).
Picasso, Henri Matisse e Marcel Duchamp são considerados os artistas que mais desenvolvimentos revolucionários criaram nas artes plásticas nas décadas iniciais do século XX. São, por isso, responsáveis por importantes avanços na pintura, na escultura, na gravura e nas cerâmicas.
O seu estilo mudou várias vezes ao longo do séc. XX, graças aos seus experimentos com diferentes teorias, técnicas e ideias. A sua obra foi classificada em períodos. Não há consenso nos nomes dos períodos da sua obra. Em que há nomes de períodos da sua obra que são controversos, e outros que não geram qualquer polémica. Os mais aceites são: período azul (1901-1904); período rosa (1904-1906); período africano (1907-1909); o cubismo analítico (1909-1912); e o cubismo sintético (1912-1919).
Receba a nossa newsletter
Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.