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Segunda-feira, Novembro 4, 2024

Lava a Jato e Confession Tapes: tudo a ver

Carolina Maria Ruy, em São Paulo
Carolina Maria Ruy, em São Paulo
Pesquisadora, coordenadora do Centro de Memória Sindical e jornalista do site Radio Peão Brasil. Escreveu o livro "O mundo do trabalho no cinema", editou o livro de fotos "Arte de Rua" e, em 2017, a revista sobre os 100 anos da Greve Geral de 1917

BRASIL

Desde 24 de janeiro não há um dia em que os jornais, em diversos textos, deixam de falar da condenação do ex-presidente Lula. Compreensível. É triste, mas, ao mesmo tempo, curioso.
Entre tantas opiniões tem chamado a atenção a do jornalista Reinaldo Azevedo. Crítico ferrenho do PT e da esquerda, criador do termo “petralha”, Azevedo é um dos principais articulistas do campo conservador, de direita. Mesmo assim ele, logo ele, tem repetidamente alertado em seus textos sobre a falsidade do joguete jurídico que se armou em torno do ex-presidente. E, compreensivelmente, tradicionais blogs de esquerda têm repercutido e comemorado a opinião do jornalista. Claro que há ótimos articulistas progressistas falando sobre o assunto. Mas é bom quando alguém do lado de lá reconhece a injustiça feita do lado de cá. E ele tem levantado aspectos muito perigosos da Lava Jato, que podem, no limite, colocar toda a sociedade em risco.

Toda essa forma falsa, interesseira e tendenciosa de fazer polític… ops, “justiça”, me lembrou uma série que assisti recentemente no Netflix: The Confession Tapes

Em um de seus textos ele afirmou que: “Moro escorrega e admite que sentença contra Lula não tem como base a denúncia do MPF”, em outro que: “(a) hipertrofia do MPF e do Judiciário (é) uma ameaça à democracia, que, por consequência, atinge também Lula e o PT”, e ainda, denunciou que: “O juiz Sérgio Moro, o nosso Galaaz, o Cavaleiro do Santo Grau, tem apartamento próprio em Curitiba, mas, mesmo assim, também recebe o auxílio-moradia? Sua inquieta mulher poderia dizer: “Moro com ele em nosso imóvel, mas recebemos a graninha”. Como é? Deltan Dallagnol, o implacável, recebe auxílio-moradia (4.377,73), auxílio-pré-escola (R$ 1.398) e auxílio-alimentação (R4 884,00)? O procurador-estrela também tem imóvel próprio. E mais de um. Comprou, por exemplo, dois apartamentos em Ponta Grossa que integram o Programa Minha Casa, Minha Vida. Um deles por R$ 80 mil. Outro, por R$ 76 mil. Como o dinheiro do auxílio-moradia não sai com carimbo, então ele integra a poupança do buliçoso-rapaz. Logo, o Estado brasileiro não paga a Dallagnol auxílio-moradia, mas auxílio-propriedade”.

Toda essa forma falsa, interesseira e tendenciosa de fazer polític… ops, “justiça”, me lembrou uma série que assisti recentemente no Netflix: The Confession Tapes. A série é composta por seis documentários sobre investigações de crimes em que policiais e advogados induziram pessoas a assumirem a culpa por crimes que, segundo a série, não cometeram. Aviso: contém spoiler. É bem macabro. Assisti o primeiro episódio confiante que, no fim, a justiça prevaleceria. Mas, que nada. Por mais recursos movidos contra a injustiça do judiciário, eles tiveram que cumprir (e ainda estão cumprindo) pesadas penas. Prisão perpétua. E neste tom segue toda a série. Confissões com base em contextos duvidosos, adquiridas de modo ilegal, perturbação mental e tortura psicológica com uma finalidade: mostrar para o público a “eficiência da justiça”.

Assim são os milhares casos de inocentes presos, com processos que se arrastam, ou pessoas executadas, onde a pena de morte é prática do estado, e que tem sua inocência provada depois.

Com isso, me pergunto, “ninguém está acima da Lei”? “A Lei é para todos”? A Lei é uma entidade divina ou são normas criadas por seres humanos políticos que vivem em sociedade e que tem interesses? No caso do Brasil a manobra jurídica para tirar Lula das eleições é evidente, rasteira, tosca e já era prevista. Até quando os ditadores da lava jato vão fazer do Brasil um tabuleiro de xadrez e permanecer com a máscara da neutralidade e do bom mocismo?

Assista ao trailer da série:

Texto original em português do Brasil

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